O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros abrange os concelhos de Alcobaça, Porto de Mós, Alcanena, Santarém, Torres Novas e Ourém. Com mais de 38 mil hectares e a 30 km do litoral, esta é a região cársica mais importante do país, com blocos de calcários jurássicos com cerca de 160 milhões de anos.O Maciço Calcário Estremenho é uma formação geomorfológica, onde o calcário branco esculpido pela água e pelos ventos origina belas e, simultaneamente, misteriosas paisagens. É neste território que se situam as maiores grutas e algares identificados. Entre os pontos de interesse geológico destacam-se a Fórnea, o Polje de Mira Minde, conhecido como o “Mar de Minde”, e as grutas de Mira de Aire, Alvados e Santo António. Nestes abrigos subterrâneos, que podem ter 180 metros de profundidade, que vivem 18 espécies de morcegos, o símbolo desta área protegida.

Expresso

Explorar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Antes de se partir à descoberta do parque, sugere-se visita ao Centro Interpretativo de Atividades de Natureza (Tel. 244440333) em Alvados. Aqui começa o “PR3 – Percurso do Castelejo, Alvados e São Bento”, que atravessa o Vale da Canada. Para melhor desfrutar do parque, sugere-se ainda percorrer o “PR5 – Percurso da Serra dos Candeeiros”, um trilho circular, com pouco mais de 16 km, que começa e termina na localidade de Pedreiras e que passa por antigos moinhos de vento e se cruza com o início da Ecopista de Porto de Mós e com o “PR6 – Rota do Carvão”. Merece visita o Trilho da Bezerra e a icónica Porta do Vento.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Aventura e adrenalina no parque natural
A Moggy Buggy Tour (Tel. 916307469) cria roteiros todo-o-terreno no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. O passeio promete adrenalina e vistas de tirar o fôlego em passeios de buggy com guia especializado e que podem variar entre uma e três horas de duração. A região de Porto de Mós é reconhecida pelas excelentes condições para praticar ciclismo e BTT, com inúmeros trilhos epercursos cicláveis assinalados. O Centro Cyclin’Portugal de Porto de Mós é composto por três portas de entrada principais (Parque Verde de Porto de Mós, Serro Ventoso e Alvados) e cinco secundárias, com 15 percursos de diferentes dimensões e níveis de dificuldade, com uma extensão total aproximada de 575 km. Alguns destes percursos aproveitam o traçado da Ecopista.

Ecopista de Porto de Mós
Ecopista de Porto de Mós Turismo Centro de Portugal

Ecopista nos caminhos do carvão
Neste Passeio Verde, outra opção para explorar o parque é a Ecopista de Porto de Mós, que encaminha até miradouros com moinhos e parques de merenda, para contemplar a beleza das paisagens. A ecopista pode ser percorrida a pé ou de bicicleta e resulta da conversão do antigo caminho de ferro através do qual se fazia o transporte de carvão das Minas da Bezerra para a Central Termoelétrica de Porto de Mós. Por aqui passa também o “PR6 – Rota do Carvão”, que atravessa alguns túneis e aproveita o trajeto da ecopista.

Expresso

Descer ao centro da terra
É também nestas serranias que se escondem diversos tesouros subterrâneos, com destaque para as grutas de Alvados, Santo António e claro, Mira de Aire. As Grutas de Mira de Aire (Tel. 244440322) são as maiores grutas turísticas de Portugal, com abertura ao público de 600 metros dos 11 km que as compõem. Descobertas em 1949 e abertas para visitas em 1974, as grutas são ainda hoje alvo de investigações espeológicas. As visitas são sempre guiadas e através de uma aplicação está disponível em várias línguas, incluindo gestual e infantil, promovendo o turismo inclusivo. De menor dimensão, com 350 metros visitáveis, as Grutas de Alvados (Tel. 244449430) são também compostas por galerias ricas e lagos naturais, mas conta com um percurso em forma de corredor e contínuos “algares” de altura invulgar, que a tornam uma das mais características da península ibérica. Próximas das Grutas de Alvados, encontram-se as Grutas de Santo António (Tel. 249841876), descobertas em 1955 e com um grande lago natural e uma sala monumental com 43 metros de altura.

Fórnea
Fórnea CM Porto de Mós

Herança jurássica
Um dos emblemas naturais do concelho de Porto de Mós é a Fórnea, anfiteatro natural do período jurássico com cerca de 1 km de diâmetro, que resulta da erosão provocada pela chuva e pelas nascentes. Deve o nome à população local, por se assemelhar a um forno. A meio da encosta, é possível visitar a cascata sazonal e a gruta da Cova da Velha, com uma galeria com cerca de 500 metros de extensão, e que se estende ao longo da falha onde se encontram lagos e sifões. O “PR4 – Percurso da Fórnea”, um trilho circular com 13,2 km e com início e fim em Alcaria, conta com duas variantes e desenvolve-se na encosta do vale glaciar, e que percorre a depressão de Alvados, subindo ao alto de Chão de Pias. Merece visita o recente Miradouro de Chão das Pias, com vista para Porto de Mós e para o vale do Lena. A obra de arte urbana de autoria de Rui Basílio homenageia os “Muros de Pedra Seca”, candidatos a Património Imaterial da Humanidade. Em Alcaria encontra-se o Centro Hípico (Tel. 918114469), que disponibiliza várias atividades equestres.

Pegadas de Dinossáurios
É no extremo oriental da serra de Aire que se encontra o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios - Ourém/Torres Novas, conservadas na laje calcária
há 175 milhões de anos. Neste verdadeiro parque jurássico podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, entre as quais a mais longa de saurópodes até hoje conhecida no mundo, com 147 metros de comprimento.

ANTÓNIO COTRIM

Voar na serra com o mar no horizonte
O concelho de Porto de Mós dispõe de quatro pistas de voo livre no parque natural. As pistas de Vale Grande e Mato Velho na zona de Serro Ventoso; a pista de Alvados e a pista de Arrimal permitem descolar com vistas sobre a serra, mas com o oceano Atlântico no horizonte. Com pilotos experientes, a Asas do Oeste – Clube de Voo Livre (Tel. 966169779 / 925869280) organiza passeios de parapente a partir destes locais de voo, com passagem pela Fórnea ou pelo Polje de Mira – Minde.

Vistas jurássicas
Perto de Alqueidão da Serra, onde é possível percorrer o “PR7 - Rota da Calçada Romana”, encontra-se o Miradouro Jurássico, a 500 metros de altitude, que homenageia o período jurássico e de onde se avista os castelos de Porto de Mós e Leiria, o Mosteiro da Batalha e o mar em dias de céu descoberto. O miradouro é composto por 15 blocos de calcário que representam as principais épocas do período jurássico

Miradouro Jurássico - Site Município de Porto de Mós
Miradouro Jurássico - Site Município de Porto de Mós Expresso

Conhecer o “Mar de Minde”
Outro monumento natural desta região calcária, é o Polje de Mira-Minde, o maior da zona com 4 km de comprimento e quase 2 km de largura. Este polje, conhecido como “Mar de Minde”, resulta de nascentes temporárias causadas por vários ribeiros que se perdem no solo e no inverno torna-se um grande lago, chegando a atingir uma profundidade de oito metros em algumas zonas. Por aqui trilha-se o “PR12 - Rota do Polje Mira-Minde”, que atravessa a Mata de Minde.

Peregrinos a pé caminham em direção ao santuário de Fátima para as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio
Peregrinos a pé caminham em direção ao santuário de Fátima para as celebrações religiosas de 12 e 13 de maio PAULO CUNHA

Caminhos de Fátima pela Serra dos Candeeiros
Integrado no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, o “Caminho dos Candeeiros” é um dos Caminhos de Fátima para percorrer na região oeste e que tem passagem por Porto de Mós. O percurso de 63 km passa por caminhos rurais, tem o maior desafio na subida da Serra dos Candeeiros e continua até ao Santuário de Fátima, por território dos municípios de Porto de Mós, Batalha e Ourém.

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa
Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa Expresso

Passeio Verde é uma iniciativa Boa Cama Boa Mesa, com o apoio da Kia Portugal, que semanalmente, ao longo do ano de 2024, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. Neste Passeio Verde, a equipa Boa Cama Boa Mesa, viajou a bordo de um Kia EV6 Tech 100% elétrico. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa no Facebook e no Instagram