A Herdade de Torre de Palma, localizada no coração do Alto Alentejo, em Monforte, tem vindo a construir o portefólio com edições limitadas e vinhos de terroir ao longo dos anos, no qual se destaca a gama Reserva da Família, resultado de uma seleção de uvas de micro parcelas da vinha, plantada a 310 metros de altitude, no ano de 2012, entre as serras de São Mamede e Ossa, com solos de origem granítica, argilo-calcária e xistosa.
“Com uma edição muito exclusiva e familiar, limitada a 3273 garrafas numeradas, é um vinho que nos enche de orgulho pois reflete toda a nossa interpretação das castas, da vinha e da região onde nos inserimos”, refere o enólogo Duarte de Deus, apaixonado pelo Alto Alentejo e responsável pelo desenvolvimento dos vinhos da adega de Torre de Palma. “O Reserva da Família Tinto 2017, apresenta uma complexidade aromática muito diversa: encontramos notas de hortelã/ menta, eucalipto e funcho, espécies estas que se podem encontrar ao redor da vinha de Torre de Palma, e, na prova, mostra toda a elegância, frescura, longevidade e equilíbrio que existe na região”, acrescenta.
Dar tempo ao vinho
Segundo Paulo Barradas Rebelo, proprietário de Torre de Palma, “o lançamento deste vinho representa aquilo que foi sempre o nosso sonho de fazer um grande vinho do Alentejo e de Portugal, desafio que demos ao nosso enólogo Duarte de Deus desde o primeiro dia”. Para chegar a esta data, Paulo Barradas acentua que “foi necessário dar tempo ao vinho para se revelar e aguardarmos, com entusiasmo, pelo momento ótimo para o lançar ao consumidor.”
As quatro castas, Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional e Tinta Miúda, foram vindimadas em separado. Após colheita manual, as uvas foram transportadas em pequenas caixas até à adega onde se fez o desengace, seguido da tradicional pisa a pé em lagar de mármore de Estremoz. O vinho Torre de Palma Reserva da Família Tinto 2017 (€170) estagiou 24 meses em tonel de carvalho francês e ficou cinco anos em garrafa até ser lançado ao mercado.
Em prova apresenta cor rubi intenso com contornos ligeiramente atijolados. Aroma marcadamente balsâmico onde se destacam as notas de hortelã-pimenta e eucalipto, ligeira especiaria doce, cereja em compota e mirtilo desidratado. Na boca, condizente nos bálsamos com o nariz, revela-se denso, fresco com final bastante prolongado e tanino com finesse e complexidade muito alta. O vinho denota grande refinamento auferido pelo estágio.
Novo clube de vinhos e sala exclusiva
A apresentação da nova referência vínica decorreu no Torre de Palma Wine Hotel, unidade hoteleira premiada com Chave de Ouro no Guia Boa Cama Boa Mesa 2024. Uma nova sala exclusiva, onde se encontra a coleção privada de vinhos da família, na Adega Torre de Palma, foi também inaugurada nesta ocasião. A Enoteca dará lugar a novas provas exclusivas, diversificando a oferta enoturística do espaço, cujo design conta com assinatura de Margarida Moura do Magàri Studio. De “um sonho dos proprietários”, Isabel e Paulo Barradas Rebelo, foi também apresentado o Torre de Palma Wine Club, projeto que reflete “a nossa paixão pelo vinho, pela cultura e pela partilha dos melhores momentos com quem nos visita”.
A esta apresentação seguiu-se o jantar no Restaurante Palma com menu de degustação desenhado por Miguel Laffan, que incorporou alguns pratos icónicos do chef como a “Lula portuguesa grelhada com molho béarnaise” e o “Pernil de borrego com batatas e chalotas”. A harmonização vínica ficou a cargo dos sommeliers António Lopes e André Figuinha, embaixadores da marca Torre de Palma.
Em ambiente familiar, festivo e de partilha além do lançamento do vinho Torre de Palma Reserva da Família Tinto 2017 – à venda na loja online e em várias garrafeiras do país - celebrou-se também o décimo aniversário do projeto enoturístico, inaugurado a 21 de maio de 2014, que conta com numerosos prémios e distinções. O mais recente, de Melhor Produtor do Ano 2024 em vinhos tranquilos, foi atribuído pela Associação dos Escanções de Portugal.
Vinhos “praticamente feitos à mão”
A Herdade Torre de Palma está focada em produzir vinhos de autor. O enólogo Duarte de Deus encontrou aqui um projeto desafiante, carregado de história e simbolismo. Na vinha, identificou as micro parcelas e a rocha-mãe de forma a tirar o máximo potencial de cada casta. Na adega, defende que só com intervenção mínima se conseguem fazer grandes vinhos que revelem com o tempo, todo o potencial da região. Os vinhos de Torre de Palma destacam-se pelo respeito pelo terroir, “são praticamente feitos à mão, em pequenos lotes e edições muito limitadas”. O enólogo salienta que “no verão, o vento sul causa um escaldão nas uvas e acaba por encontrar este muro que circunda a propriedade e que naturalmente faz uma barreira para proteger as uvas”. “Temos um pinhal e olival, este ecossistema que rodeia Torre de Palma e que é importante para produzir uvas de qualidade”.
Nos sete hectares de vinha, as castas foram escolhidas consoante a altitude. Os solos são sobretudo argilo calcários, mas também compostos de xistos, mármores, granitos, no fundo são “micro terroirs identificados que servem de inspiração para produzir vinhos diferentes, não dizemos melhores, mas sim diferentes”, sublinha Duarte de Deus, e fala de “um fio condutor que é a frescura, mas também a salinidade nos vinhos, sendo certo que o Atlântico não está aqui ao lado apesar de, em linha reta, chegarmos à Ericeira com uma caminhada de 150km, mas esta sensação tem a ver com condições que estão implantadas nesta vinha”. “Todos os vinhos são tratados de forma igual em Torre de Palma e, de facto, é possível bebermos o nosso rosé [Torre de Palma Rosé 2023] sem estar no gelo, para mostrar o seu valor, pode ter uma temperatura de 15 a 16 graus, merece um pairing com uma carne, com um escabeche de frutos vermelhos, tem um lugar à mesa num dia chuvoso”.
A adega de Torre de Palma, desenhada por João Mendes Ribeiro, é uma adega boutique, ex-líbris e o símbolo da cultura do vinho existente em Torre de Palma. Os pressupostos da sua conceção eram os de uma adega tradicional, com pequenos lagares de mármore da região para pisa e fermentação das uvas tintas e depósitos de cimento refrigerados, produzindo vinho de forma artesanal. Dispõe de uma sala de barricas e uma sala de provas de vinhos e Enoteca, onde se guarda a coleção de vinhos da família.
Torre de Palma é um projeto de enoturismo de referência em Portugal que conjuga um boutique hotel de cinco estrelas, um restaurante de gastronomia alentejana contemporânea, uma adega de autor e experiências vínicas autênticas. Tem como objetivo divulgar o melhor do Alentejo nomeadamente os vinhos, gastronomia, assim como os Cavalos Lusitanos e a arte de bem receber.
Sobre o Torre de Palma Wine Hotel (Herdade de Torre de Palma, Vaiamonte. Tel. 245038890) pode ler-se no Guia Boa Cama Boa mesa 2024: “O deslumbre à chegada antecipa o tão almejado sossego alentejano e merece um brinde à tranquilidade. O vinho é protagonista principal das experiências disponíveis e promete omnipresença logo na bebida de boas-vindas, servida ao pôr do sol no alto da torre do século XIV. O hotel oferece tempo e espaço, como manda a etiqueta alentejana. Comece por mergulhar na piscina aquecida do Spa, com vista para o olival, passeie pelo bosque, a pé ou num cavalo Puro-Sangue Lusitano, prove os vinhos ao redor das fogueiras e visite a adega, que lembra uma catedral, e a villa romana, a 300 metros do hotel, à qual remonta a ancestral arte de produção de vinho e azeite. Espreite também a capela e contemple o Cristo em cortiça, peça única da autoria de Nuno Vasa. Pode reservar mesa no restaurante Palma by Miguel Laffan, que conjuga cozinha de autor com ingredientes da região e um toque de criatividade. Nos 19 quartos e suítes, alguns com lareira ou piscina privativa, o conforto e o bom gosto são respeitados ao detalhe, com requinte despretensioso conquistado pela decoradora Rosarinho Gabriel.”