Tiago Pereira, realizador e documentarista, venceu o Prémio Internacional “Guardiãs da Tradição” na IV edição do congresso “FéminAs”, a decorrer nas Astúrias, pela série documental “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria”. O IV Congresso Internacional de Gastronomia, cujo tema é “Mulheres e desafio demográfico” contou ainda com a presença de Noélia Jerónimo, a quem, simbolicamente, Tiago Pereira entregou o prémio, justificando esta decisão ao Boa Cama Boa Mesa “porque Noélia Jerónimo simboliza todas as mulheres portuguesas, muitas delas anónimas, habitualmente escondidas nas cozinhas de restaurantes ou em casa, a quem é preciso dar visibilidade”.
O realizador Tiago Pereira recordou ainda que este prémio “vem prestar homenagem ao papel muito forte das mulheres portuguesas na gastronomia que, na maioria das vezes, estavam escondidas”. A série de documentários “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria” conta já com mais de 200 vídeos gravados, e serviu, revela o realizador, “para valorizar todas as mulheres cozinheiras”. O galardão revela "em particular a Espanha, a oportunidade de olhar de forma diferente para a cozinha portuguesa, que tem falta de autoestima”, refere, acrescentando que “há um salto para dar que não se dá, o que é estranho, já que em Portugal existem tão bons produtos e tão bons cozinheiros e chefs”.
Já Noélia Jerónimo, presente no congresso “FéminAs” pela segunda vez, com a voz pontuada pela emoção, reconhece o orgulho em ter, simbolicamente, recebido o prémio “em nome das mulheres portuguesas escondidas dentro das cozinhas dos restaurantes e das suas próprias casas”. A Chef do Ano 2021 do “Guia Boa Cama Boa Mesa” refere ainda que “este prémio é um sinal de que a Espanha já começa a olhar com outros olhos para a gastronomia nacional”. A chef e proprietária do Restaurante Noélia, Garfo de Prata em 2024 para o Guia Boa Cama Boa Mesa, apresenta-se dia 30 no congresso com uma intervenção intitulada “Simplesmente Noélia”. De Portugal participam ainda Rita Magro, do restaurante Blind, no Porto, e Natasha Soares, Gestora de Qualidade e Segurança Alimentar na União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, nos Açores.
Tiago Pereira nasceu em 1972 em Sintra, é filho do músico Júlio Pereira e dedicou parte da sua carreira a correr o país à procura de composições musicais populares, para uma série chamada “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”. Como no final de cada gravação, invariavelmente, acabava à mesa com os convidados, a comer papas de milho, redenho e açúcar amarelo, decidiu fazer com a comida e as tradições gastronómicas algo parecido com o que realizou com a música: torná-la mais visível. Em parceria com o Esporão e com a consultoria gastronómica do chef André Magalhães, os documentários “A Comida Portuguesa a Gostar dela Própria” podem ser vistos no YouTube.