![Programação da iniciativa Cidade do Vinho 2025 arranca este sábado em cinco concelhos do Alentejo](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
“Vinhos da Serra d'Ossa - Identidade e Futuro - Marcas que deixam História!” é o ponto de partida para a iniciativa que vai marcar a agenda de cinco municípios alentejanos: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, todos no distrito de Évora.
Estes territórios da região da Serra d'Ossa tornam-se assim, a partir deste sábado, dia 8 de fevreiro, Cidade do Vinho 2025. Estão agendadas dezenas de atividades ligadas à vinha e ao vinho para promover o sector e este território do Alentejo. "Conseguimos unir estes cinco municípios para projetar o vinho de qualidade e, acima de tudo, toda a envolvente, nomeadamente a paisagem, a cultura e o património", afirmou à agência Lusa, o presidente da Câmara de Borba, António Anselmo.
A iniciativa arranca oficialmente com uma gala, às 21h00 de sábado, em Borba, que liderou a candidatura conjunta ao título, cujo programa inclui atuações musicais, exibição de filmes promocionais e degustação de vinhos e petiscos. Um dos destaques do evento vai para a apresentação do projeto "Borba Tex", através do qual se pretende transformar resíduos da vinicultura, como mosto e parras, numa espécie de "couro vegan". Este projeto resultou de uma parceria estabelecida entre a Universidade Lusófona e a Câmara de Borba, estando prevista a apresentação, na gala de abertura, de peças de vestuário e acessórios confecionados com este produto.
O programa da Cidade do Vinho 2025 contempla provas de vinhos, conversas, exposições, espetáculos de fado e cante alentejano, jantares vínicos, passeios pedestres e visitas, festivais gastronómicos e feiras e certames. Os cinco municípios vão ainda desenvolver atividades conjuntas no âmbito do Dia da Gastronomia e Património Cultural Imaterial, em julho, do Dia Mundial Wine Moderation, em setembro, e do Dia Mundial do Enoturismo, em novembro.
Nas declarações à Lusa, o autarca de Borba salientou que, em cada um dos cinco concelhos, no âmbito da programação da Cidade do Vinho 2025, "haverá atividades de promoção do vinho, da região no seu conjunto e de cada terra em particular". "O importante é que, quando terminarmos e fizermos o balanço, os cinco municípios sintam que valeu a pena ter trabalhado em conjunto para que outros, a seguir, percebam que juntos somos mais fortes", acrescentou António Anselmo.
Além dos cinco municípios, são parceiros da iniciativa adegas e produtores, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, a Comissão Vitivinícola da Região Alentejana (CVRA), a Associação de Técnicos Viticultores do Alentejo (ATEVA) e a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
Está igualmente incluída no cartaz a realização da assembleia da AMPV e as comemorações do 18.º aniversário desta associação, previstas para abril, em Alandroal. A Cidade do Vinho 2025 vai estar ainda representada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), marcada para março, e na Feira Nacional de Agricultura e Festival Nacional de Gastronomia, ambos em Santarém, previstos para junho e outubro, respetivamente.
Promovido pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, o título tem como objetivo valorizar a riqueza, diversidade e características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património.