
Com o calendário a convidar para umas miniférias a gozar feriados e pontes, aproveite para mergulhar no Portugal profundo e descubra refúgios na natureza onde o tempo parece andar mais devagar. De norte a sul, estas propostas integram a coleção de livros “Portugal Autêntico”, do Expresso
Entre árvores
Chamam-lhe “glamour camping”. A sensação de “despertar na floresta, acordar nas alturas, rodeado de verde e com o abraço das árvores circundantes", é única, sendo pensada desde a origem, “para garantir um contacto direto com a Natureza”. São seis estas “casas na árvore”, “viradas para o rio e com a frente toda envidraçada”, descreve a responsável, Anna Altshul, destacando a preocupação em enquadrá-las, “de forma suave e pacífica, na paisagem, para não causar impacto na envolvente”. Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Ponte da Barca, ao lado da serra Amarela, entre o Soajo e o Gerês, o alojamento Lima Escape (tel. 258588361) é brindado por três rios: Lima, Froufe e Tamente. A localização inspira uma variedade de trilhos pedestres assinalados que convidam os hóspedes a caminhar pela montanha, mas também diversas atividades na água. Mergulhos em lagoas e cascatas, passeios de caiaque, stand-up paddle, passeios de barco elétrico, gaivotas e canyoning, esta última em colaboração com uma empresa local, aliam-se a passeios de moto4 e jipe pelo Parque Nacional.
Lugar de Igreja, Entre Ambos-os-Rios. Tel. 258588361
Dias sem rede
O sossego impera na povoação de Gove, em Baião. Mesmo em cima do rio Ovil, um curso de água límpida truteiro que “movia as mós e triturava os grãos que se transformavam em puro veludo”, nasceu um refúgio silencioso em pleno contacto com a Natureza. O ponto de partida foram os moinhos do Sr. Abel Monteiro, sustento de uma família numerosa durante vários anos, restaurados e transformados em alojamentos de estilo rústico com um toque contemporâneo. Devagar, e com “respeito pela Natureza e pelo enquadramento paisagístico”, os moinhos foram ganhando uma nova vida e o conforto necessário para deles usufruir sem pressas — para que isso aconteça a propriedade deve ser alugada na totalidade, por um mínimo de duas noites. Envolvidos pelos inúmeros recursos naturais da região, como as serras da Aboboreira, Marão e Castelo, os Moinhos de Ovil promovem momentos de contemplação e isolamento (físico digital) em qualquer altura do ano. Seja na cama, aquecido pelo calor da salamandra, na sala de ioga ou no exterior, na varanda ou no pufe à beira-rio, o convite ao descanso é uma constante. Talvez por isso este alojamento seja considerado por muitos como “o segredo mais bem guardado do Douro”.
Gove. Tel. 919252828
Glamping na Gardunha
A paisagem arrebatadora é o cartão de visita deste refúgio, situado a 925 metros de altitude, em plena serra da Gardunha. Daqui o olhar estende-se pelo vale da Cova da Beira até à imponente serra da Estrela. Os relatos de avistamentos misteriosos de OVNI alimentam a curiosidade de quem pernoita neste refúgio singular, onde cinco domos geodésicos com jacuzzi interior — um dos quais com vista panorâmica — convidam a noites aconchegadas por um céu estrelado. “As pessoas vêm muito pela vista. Conversamos muito com os hóspedes, que estão curiosos para ouvir histórias antigas, mas também recentes, destes fenómenos”, diz Cátia Urbano, subchefe de operações do alojamento Natura Glamping. Após ouvir os emocionantes relatos, aproveite para relaxar com uma massagem ou mergulhe na piscina infinita de água salgada.
Caminho da Casa do Guarda, Gardunha, Fundão. Tel. 275031786
Vivência Rural
No sopé da serra da Estrela, na aldeia de Travancinha, o Chão do Rio é um refúgio rural com oito casas em pedra e telhado de colmo. Estão inseridas numa quinta de oito hectares, com práticas de turismo regenerativo que ganham vida na Floresta da Esperança, um espaço dedicado à recuperação da área verde autóctone. Aqui é oferecida uma verdadeira vivência rural, sentida nos encontros com os animais — um burro de Miranda, ovelhas da serra da Estrela e galinhas — e no convite a colher os produtos da horta. “As crianças podem ir tirar ovos ao galinheiro. Recentemente encontrei uma dessas crianças, que, entretanto, cresceu e disse-me que nunca mais se esqueceu da sensação de ter encontrado um ovo quente, e não frio. Não vinha do frigorífico”, conta Catarina Vieira, gerente e proprietária do Chão do Rio. A visita de um pastor com o rebanho, o pão quente ao final do dia e um cabaz com produtos regionais completam esta experiência autêntica.
Rua da Calçada Romana, Travancinha. Tel. 919523269
Descobrir a paisagem
A uma hora de Lisboa, a serra de Montejunto, conhecida como o “Mirante da Estremadura”, revela vistas surpreendentes para o mar e o Tejo a partir das varandas naturais. Paisagem protegida, rica em biodiversidade, grutas e vestígios pré-históricos, é o cenário para dias de tranquilidade. O SÓIS Montejunto Eco Lodge é composto por 10 domos geodésicos, alguns para famílias, e 11 bungalows de madeira totalmente equipados. “As pessoas vêm mesmo para desligar da vida que atualmente temos. Vêm para aproveitar a paz e tranquilidade da Natureza e para descansar”, garante Rodrigo Ferreira, subgerente. Aproveite os dias quentes para mergulhar na piscina exterior e os mais frios para se aquecer na sauna ou na banheira de água quente, aquecida a lenha, na zona do Spa. Relaxe com uma massagem, experimente uma aula de ioga (mediante marcação), explore a região de bicicleta ou parta à descoberta pelos trilhos existentes neste território de paisagem protegida, rica em biodiversidade, grutas e vestígios pré-históricos. Informe-se sobre atividades externas, como provas de vinhos, aulas de equitação e escalada. Há um bar com snacks para refeições ligeiras. E aproveite a vista...
Caminho do Fole, Alenquer. Tel. 263789105
Corpo, Mente e Alma
É um autêntico retiro em Sesimbra, a caminho do cabo Espichel, onde o ambiente, inspirado na corrente filosófica de Epicuro, busca a felicidade por caminhos simples e tranquilos. Este é o espírito que aqui se vive, da simplicidade dos quartos à beleza da paisagem, que faz abrandar e desligar do ritmo do dia a dia. “Incluímos a palavra cura porque este é um espaço que promove este estado de espírito de calma. É uma casa fora de casa. Temos uma sala e uma cozinha aberta onde os hóspedes podem cozinhar e conviver”, conta Marianna Yakobson, proprietária. Na Villa Epicurea há três quartos na casa principal e duas tiny houses inseridas na Natureza, ideais para famílias. Estão equipadas com kitchenette e um pequeno terraço, que convida a respirar o ar puro logo pela manhã, antes de apreciar o pequeno-almoço vegetariano. No mesmo contexto apresentam-se experiências como massagens, aulas de ioga, sessões de terapia de som, práticas de mindfulness, passeios de bicicleta ou aulas de culinária. Faça uma caminhada de descoberta até às Praias da Foz ou da Bica e, no regresso, dê um mergulho na piscina e aproveite para relaxar na sauna exterior. Celebre o pôr do sol.
Rua do Casalinho, 5A, Fetais. Tel. 961719755
Bela vida no campo
Do nascer ao pôr do sol, aqui convida-se a viver uma experiência autêntica de vida no campo, seja a alimentar carneiros, cabras e galinhas poedeiras, a cuidar da horta, a plantar árvores ou numa visita ao forno comunitário para aprender a fazer pão. “O que propomos está alinhado com a nossa identidade, que tem a ver com tudo o que é tradicional e local”, diz Fernando Couteiro, um dos sócios. O alojamento no Gavião Nature Village divide-se entre 10 cork shelters, construídos em cortiça e perfeitamente integrados na paisagem, com capacidade para duas a oito pessoas, e 13 tendas glamping, algumas pensadas para grupos e famílias e uma mais romântica e intimista. No verão, a zona de campismo livre é outra opção. Localizado perto da Praia Fluvial do Alamal, no rio Tejo, este refúgio em plena Natureza proporciona ainda momentos de relaxamento no wellness center, com sauna, banho turco e jacuzzi de acesso livre, e com massagens ou rituais de bem-estar, por marcação. No restaurante e sky louge desta unidade de alojamento servem-se sabores regionais, acompanhados de vista panorâmica para o Castelo de Belver.
São Domingos, Gavião. Tel. 241247360
Serra e Barrocal
A Quinta do Freixo, em Benafim, é um agroturismo inserido numa exploração agrícola onde a sustentabilidade e a biodiversidade são prioridades e a vida rural se sente de perto. “É uma exploração agrícola no Algarve, mas com muita frescura. Tem verdura, muita água e uma grande diversidade de atividades do campo. Num dia vemos tirar cortiça, no outro apanhar figos, ver os porquinhos que nasceram ou pesar e marcar os borregos”, conta Luis Silva, um dos proprietários. A propriedade tem oito percursos pedestres, que revelam nascentes, fontes, e os lagos gémeos, onde se pode andar de caiaque. “No lado sul temos a zona do Barrocal e a norte a serra do Caldeirão. No ponto mais alto há um baloiço de onde se vê o mar de Vilamoura”, acrescenta. O alojamento, num edifício centenário, inclui quatro apartamentos, oito quartos duplos e quatro suítes, duas com grandes janelas panorâmicas.
Quinta do Freixo, Benafim. Tel. 289472148