Para começar a planear as escapadinhas e férias de 2025, uma excelente sugestão é aproveitar a manhã deste sábado, dia 28 de dezembro. A partir das 11h35 na SIC Notícias, o programa Boa Cama Boa Mesa faz um roteiro por restaurantes e hotéis premiados em 2024, muitos dos quais, através da abordagem sustentável que implementaram e são exemplo para o sector turístico nacional.
Quanto aos prometidos destinos obrigatórios para 2025, Vale do Lima, Braga e Serra d’Ossa destacam-se por razões bastante diversas, mas todas de grande valor. Assim, a região produtora da Serra d’Ossa, que integra os municípios alentejanos de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, vai assumir o título de Cidade do Vinho 2025. Já são conhecidos alguns eventos do calendário de atividades, que reforçam o título alcançado por Portugal de Melhor Destino de Enoturismo do Mundo.
Relativamente ao Vale do Lima, região que agrega os municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez, vai ser “Região Europeia da Gastronomia e Vinho” em 2025. Facilmente se antevê que os pratos fartos da cozinha minhota e os vinhos verdes vão estar em grande destaque. Aqui, o “Arroz de Sarrabulho de Ponte de Lima” é de prova obrigatória e sobre esta receita pode conhecer a história e os segredos no guia “Restaurantes, Pratos e Produtos Regionais”, disponível AQUI.
Em 2025, Braga vai ser a Capital Portuguesa da Cultura. Só a 25 de janeiro será conhecido o programa de eventos, mas uma como gastronomia é cultura, que chegue à mesa o famoso “Bacalhau à Braga”.
Antes das despedidas, mas com o apetite aberto para 2025, espreite os feriados e pontes no calendário do próximo ano, para melhor planear as férias e aumentar o descanso.