O ator James Earl Jones, conhecido por dar voz a Darth Vader em “Star Wars” ou a Mufasa em “Rei Leão”, morreu nesta segunda-feira em Nova Iorque, confirmou o agente à imprensa norte-americana. Nascido em Arkabutla, no estado de Mississippi, tinha 93 anos.
Jones foi um dos atores negros pioneiros na sua geração, seguindo uma carreira que se prolongou por mais de 60 anos: estreou-se na Broadway em 1958 e o último trabalho foi em 2021, no filme “Coming 2 America”. As participações em “Dr. Strangelove”, “Field of Dreams” ou “Cry, the Beloved Country” são apenas algumas das que marcaram o longo percurso.
Foi nomeado para quatro prémios Tony e venceu dois, em 1969 e 1987, pelas interpretações em “The Great White Hope” e “Fences”. Ganhou também um globo de ouro, um Grammy e dois Emmy. Narrou vários documentários e entoou o conhecido slogan “This is CNN”.
Em criança, sofreu de gaguez, que conseguiu ultrapassar com a ajuda de um professor. Iniciou a carreira de ator depois de estudar teatro na Universidade de Michigan e de passar um período no exército. Em 2022, o Cort Theatre na Broadway foi rebatizado com o nome do ator norte-americano.