Este ano o buraco do ozono que surge sobre a Antártida é o 7º mais pequeno desde que começou a recuperação e os cientistas da NASA e da NOAA definiram datas para a recuperação total.
O evento Laschamp foi uma inversão geomagnética temporária que ocorreu há cerca de 41 mil anos. Durante esse período, o campo magnético da Terra enfraqueceu drasticamente, afetando a atmosfera e o clima, possivelmente, levando à extinção de algumas espécies.
Este Verão o gelo marinho do Ártico diminuiu para a sua extensão mínima do ano. O registo mais baixo aconteceu a 11 de setembro último, no sétimo menor de todos os tempos, cerca de 1,94 milhões de quilómetros quadrados abaixo da média de 1981 a 2010.
Originalmente disponível em três cores e configuração única, o Fairphone 5 surge agora numa edição com 6 GB de RAM e 128 GB de memória, acompanhada de uma nova opção no que às tonalidades diz respeito. A variante do smartphone modular também é mais barata.
Seis décadas depois de ter surgido, a hipótese de que a Terra tem um campo elétrico em seu redor está agora provada. Tal elemento é tão fundamental como a existência de gravidade e dos campos magnéticos.
A sonda espacial europeia RAMSES vai encontrar-se com o asteroide Apophis, que deverá passar perto da Terra em 2029, para estudar como a atração do planeta afeta o seu comportamento, anunciou ontem a Agência Espacial Europeia (ESA).
Os corais produzem uma substância química que os protege do aumento da temperatura dos oceanos e desempenham um papel crucial na regulação do clima local. Mas as emissões de gases poluentes estão a contribuir para o seu desaparecimento, o que coloca em causa todo o ecossistema.
As emissões de gases poluentes devem ser reduzidas em 80% e 95% até 2050 para se atingir a estabilização do sistema climático até ao final do século 21. Saiba como é que o mundo está a tentar combater as emissões de dióxido de carbono.
O incidente com o voo da Singapore Airlines devido a turbulência severa ,que resultou na morte de um passageiro e ferimento de outros 100, chamou a atenção para o aumento de um fenómeno que pode estar intimamente ligado às mudanças climáticas.
As temperaturas médias globais do último ano atingiram máximos históricos em cada mês, numa sequência sem precedentes, segundo dados da NASA. Maio de 2024 foi o maio mais quente de sempre.
Tanto quanto se sabe, é a primeira entrega bem sucedida realizada a esta altitude. O voo de teste foi feito em abril com o DJI FlyCart 30 e em parceria com um serviço de drones do Nepal e um guia Sherpa e pode ajudar a aliviar a pesada carga de transporte nas expedições do Everest.
A missão Solar Orbiter da ESA conseguiu pela primeira vez estabelecer uma relação entre os cálculos do vento solar em torno da sonda e as imagens de alta resolução da superfície do Sol.
O satélite EarthCARE da Agência Espacial Europeia (ESA) partiu ontem da base de Vandenberg, no oeste dos Estados Unido, a bordo do foguetão Falcon 9 da SpaceX. Conhecido como o "dragão branco" tem agora pela frente três anos de missão.
Em 25 anos, o site Earth Observatory reuniu mais de 18.000 "histórias" contadas em imagens, sobre acontecimentos recentes ou mudanças registadas durante décadas. A NASA escolheu 25 para comemorar a data momento e criou um vídeo com todas elas.
Comemorado pela primeira vez em 1970, o Dia da Terra, é assinalado todos os anos em mais de 190 países, numa manifestação do compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade do planeta.
Abril em Portugal tem temperaturas a subir, mas março foi o mês mais quente de sempre em todo o mundo e o décimo consecutivo de recorde de calor. Também houve novos máximos para os oceanos.
O gelo marinho continua a diminuir, tanto na parte superior como na parte inferior do planeta. Nas águas em redor da Antártida, a capa de gelo baixou para mínimos quase históricos pelo terceiro ano consecutivo.
É uma das mais recentes criações da Nvidia e combina um vasto conjunto de dados climáticos, com APIs na Cloud que vão permitir erar simulações interativas, de alta resolução e baseadas em IA.
O Dia Mundial da Vida Selvagem celebra-se hoje com um alerta gritante: a perda de espécies animais e vegetais é cada vez maior. A Associação Natureza Portugal e o World Wide Fund juntam-se no projeto The Endangered Typeface, que apresenta 26 serigrafias, uma por cada letra do alfabeto e de animais e
A Google e o Environmental Defense Fund (EDF) juntam agora forças num novo projeto concebido para mapear emissões globais de metano a partir do Espaço, com recurso ao satélite MethaneSAT.
O astronauta Marcus Wandt também escolheu a Cupola, na Estação Espacial Internacional, como o seu local preferido. E partilha em vídeo a vista extraordinária e única do Planeta Terra.
Chama-se Ouroborous-3 e usa o calor gerado pela combustão para derreter a fuselagem de plástico, que serve como um dos combustíveis. O projeto tem vindo a ser testado desde 2018 e, agora, os cientistas querem fazer melhorias ao sistema e aumentar a escala do projeto.