Alemanha e Brasil são parceiros comerciais e econômicos, mas não possuem ainda acordos de cooperação nas áreas de educação, ciência e tecnologia que devem ser discutidos pelas chefes de Governo e seus ministros.
Merkel chegará ao Brasil com uma comitiva de 12 ministros, que dverão encontrar-se com seus pares brasileiros para procurar parcerias, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Na noite de hoje, Merkel e a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, terão um jantar reservado no Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidente, e, Brasília). A reunião bilateral está prevista para quinta-feira, assim como os encontros entre os ministros de áreas afins.
Após a reunião reservada, as chefes de Governo farão um encontro ampliado, com a presença dos ministros, e farão declarações à imprensa. A expetativa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil é a de que haja um aprofundamento das relações entre os países.
Entre os temas tratados está também o meio ambiente, cujas ministras brasileira e alemã, Izabella Teixeira e Barbara Hendricks, respetivamente, deverão celebrar os acordos de cooperação entre os países que totalizam 54 milhões de euros, e um aporte ao Fundo Amazónia para apoiar atividades de proteção daquela região.
O embaixador Oswaldo Biato Júnior, diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, realçou na terça-feira que já há uma série de investimentos alemães importantes no Brasil, incluindo a área automobilística, com presença da Volkswagen e da Mercedes-Benz.
FYB // APN
Lusa/Fim