Os astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore devem realizar no final do mês a sua segunda caminhada espacial do ano, para efetuar manutenção na Estação Espacial Internacional (ISS), remover equipamento de comunicação e procurar possíveis micróbios no exterior.

A primeira caminhada em 2025 ocorreu na passada quinta-feira, e a próxima, que estava agendada para quinta-feira, foi adiada uma semana, para 30 de janeiro, noticiou a agência Efe.

Embora a NASA não tenha esclarecido o motivo do adiamento, referiu no seu site que a segunda caminhada espacial será liderada por Suni Williams, a comandante da estação, e pelo engenheiro de voo Butch Wilmore.

Esta semana, a dupla reviu os procedimentos que vai utilizar para remover e armazenar peças de radiofrequência e limpar as superfícies exteriores da estação para testar se os micróbios podem viver fora do posto avançado orbital, detalhou a agência espacial norte-americana.

Durante a primeira caminhada espacial deste ano, em 16 de janeiro, Suni Williams e o astronauta Nick Hague passaram mais de seis horas a apoiar a montagem, manutenção e atualizações do laboratório orbital.

Ambos concluíram os seus objetivos principais, que incluíam remover e substituir um conjunto de giroscópio de velocidade e instalar remendos para cobrir as áreas danificadas dos filtros de luz no telescópio de raios X Neutron Star Interior Composition Explorer (NICER).

Também substituíram um dispositivo refletor num dos adaptadores de acoplamento internacionais.

A dupla também reviu as áreas de acesso e as ferramentas de fixação que os astronautas utilizarão para a manutenção futura do Espetrómetro Magnético Alfa.

Foi a quarta saída de Hague, a oitava de Williams e a 273.ª missão de manutenção da NASA.


Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional (ISS) é o maior laboratório científico construído fora da Terra. Está em órbita há mais de 25 anos a cerca de 400 km de altitude. O primeiro módulo foi lançado a 20 de novembro de 1998, mas a evolução é contínua. É a maior construção que o Homem fez fora da Terra numa parceria que junta nações "rivais".

A 26 de julho de 2022, a Rússia anunciou que vai deixar de operar a Estação Espacial a partir de 2024, mas em maio de 2023 acabou por concordar permanecer a bordo até 2028.

Estação Espacial Internacional
Estação Espacial Internacional NASA