A Câmara Municipal de Cascais garante que já se pode ir a banhos nas praias da Poça, em São João do Estoril, e das Moitas, no Monte Estoril.

Testes realizados esta sexta-feira pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) detetaram a presença da bactéria E.coli na água, mas autarquia garante à SIC que os resultados da contra-análise permitem levantar a interditação.

“A contra-análise foi realizada quinta-feira última e ontem o resultado veio demonstrar que a qualidade das águas destas duas praias do concelho de Cascais está dentro dos parâmetros normais. Ou seja, estas praias nem precisavam de ter sido interditadas”, escreve a autarquia num esclarecimento enviado às redações.
“O vice-presidente câmara de Cascais, Nuno Piteira Lopes, garante que a autarquia vai passar a fazer análises bidiárias à qualidade das águas no concelho e a publicá-las no seu site de forma a que os cascalenses, e quem visita o concelho, saibam que estão seguros nas praias de Cascais”, acrescenta a mesma nota.

O comandante do porto de Cascais, José Coelho, explicou à SIC que as entidades responsáveis têm feito várias inspeções ao circuito de esgotos e de saneamento, às obras, às ruturas e às ribeiras, mas não foi possível apurar a origem da contaminação

“Tirando dois ou três casos em que detetamos o galgamento da ribeira na sequência das chuvas, nas outra não temos indicação da causa. Tudo indica que não seja do mar para terra, mas sim da terra para o mar.”

A bactéria E.coli pode afetar principalmente as pessoas mais debilitadas, ao nível de infeções de pele, gastrointestinais e respiratórias.

Desde o início da época 41 já estiveram interditas e 46 com banhos desaconselhados, incluindo nove no no concelho de Cascais.