Mariana Mortágua diz estar solidária com a luta dos bombeiros profissionais, mas sublinha que as regras nos protestos são para cumprir e servem para garantir a segurança de todos.

“Os protestos têm que cumprir regras, nomeadamente a comunicação à PSP, para que existam condições de segurança para todos - para quem protesta, para a comunicação social, para quem está nos serviços”, afirmou Mortágua.

A coordenadora do Bloco de Esquerda sublinha, ainda assim, que é “importante compreender” que os sapadores estão “há décadas à espera do mínimo de respeito”.

“Também temos que reconhecer o cansaço de quem espera há muito tempo”, disse.

Recorde-se que o Governo suspendeu na terça-feira a reunião de negociação com os sindicatos depois do protesto dos sapadores ter aumentado de tom.

O Executivo já veio esclarecer, ainda assim, que o processo negocial com a classe profissional poderá ser retomado, se as partes se comprometerem com um “diálogo institucional sereno”.

SNS: ministra da Saúde deve explicações, diz BE

Aos jornalistas, sobre os problemas no SNS, Mariana Mortágua disse ainda que há um “problema de incompetência” da ministra e do Governo, exigindo explicações.

“O que o Governo fez foi criar uma confusão. Há um problema de incompetência da ministra e do Governo para gerir o SNS. Há um problema de desperdício de recursos a pagar ao privado serviços que deviam estar a ser prestados pelo público. Há explicações que a ministra tem de dar”, exigiu.

Recorde-se que entrou em vigor, no fim de semana, o plano de saúde para o inverno. O despacho revê um conjunto de medidas - mais camas, mais profissionais e maior contributo das Unidades Locais de Saúde (ULS) - para que os hospitais se preparem melhor para o excesso de procura que geralmente acontece nesta altura do ano.