
O Comando Operacional da Madeira (COM) assinala, hoje, o seu 32.º aniversário, celebrando mais de três décadas de missão, prontidão e compromisso com a defesa e segurança da Região Autónoma da Madeira.
A cerimónia comemorativa tem lugar, a partir das 10h30, na Praça do Município do Funchal, contando com a presença militares dos três ramos das Forças Armadas e de autoridades civis, incluindo o Representante da República para a Madeira, o presidente do Governo Regional, bem como altos representantes das Forças Armadas e das forças de segurança.
Artigo relacionado: Interrupção temporária à circulação rodoviária na Praça do Município, Rua Marquês do Funchal e na Rua dos Ferreiros
O COM é um órgão de comando e controlo, de natureza conjunta, de nível operacional, na dependência do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), que tem por missão efectuar o planeamento, o treino operacional conjunto e o emprego operacional das forças e meios da componente operacional do sistema de forças atribuídos e sediados na Região Autónoma da Madeira ou outros que lhe sejam atribuídos, relacionando-se directamente com o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM) sem prejuízo das modalidades de comando e controlo a definir pelo CEMGFA para a condução de operações militares.
O COM, na prossecução da sua missão e atribuições, exerce autoridade de coordenação no relacionamento com os Comandos de Zona Marítima, Militar e Aérea da Madeira.
Artigo relacionado: Representante da República destaca papel essencial das Forças Armadas
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
- 9h30 - Reunião semanal da Vereação da Câmara Municipal do Funchal
- 11h00 - JPP realiza acção política, na Sala de imprensa ALRAM;
- 12h00 - PS-Madeira reúne-se com a presidente da Câmara Municipal da Ponta do Sol, na Câmara Municipal da Ponta do Sol
- 13h30 às 15h30 - Lançamento do livro comemorativo dos 80 anos da TAP Air Portugal, intitulado 'Voar É Preciso', no Aeroporto do Funchal - zona pública de check-in
- 15h30 - Apresentação da 16.ª edição do evento do MIUT - Madeira Island Ultra-Trail, na Quinta Magnólia
- 17h00 - Apresentação Oficial da Nova Rota da TAP: Funchal - Faro - Funchal, no Hotel de Views Baía
- 17h30 - José Manuel Rodrigues, preside, à cerimónia de divulgação dos Projetos selecionados RS4e e de entrega de prémios, no Hotel Vila Galé - Santa Cruz
- 18h30 - CDU apresenta propostas e compromissos políticos dos seus candidatos à Assembleia da República, no Espaço CDU
CURIOSIDADES:
- Dia Mundial da Voz;
- Este é o centésimo sétimo dia do ano. Faltam 259 dias para o termo de 2025.
EFEMÉRIDES:
1828 -- Morre, com 82 anos, o pintor e ilustrador espanhol Francisco José de Goya y Lucientes. Autor dos quadros 'A Maja Nua', "A Maja Vestida" (c. 1800-1805) e 'O Três de Maio de 1808' (1814).
1844 -- Nasce Anatole France, pseudónimo de Jacques-Anatole François Thibault, escritor e crítico francês. Prémio Nobel da Literatura em 1921. Autor de Le Crime de Sylvestre Bonnard (1881), La Rôtisserie de la Reine Pédauque (1893) Ao Sinal da Reine Pédauque, e Les Opinions de Jérome Coignard (1893).
1862 - Napoleão III declara guerra ao dirigente mexicano Juarez.
1883 - Paul Kruger assume a Presidência da República sul-africana.
1889 -- Nasce o britânico Charles Spencer Chaplin, Charlot, cineasta, realizador, ator de teatro e cinema, figura-chave do século XX. Realizou Uma da Manhã (1916), O Rinque (1916), The Vagabond (1916) e Easy Street (1917).
1912 -- Harriet Quimby torna-se a primeira mulher a pilotar uma aeronave, monoplano francês Blériot de Dover, sobre o Canal da Mancha.
1917 - Lenine regressa à Rússia depois de anos de exílio, na Suíça.
1922 - É assinado o Tratado de Rapallo, na cidade italiana de Rapallo, entre a Alemanha, Walther Rathenau, e a União Soviética, Georgy V. Chicherin, que restabelece relações diplomáticas e comerciais entre os dois países.
1945 -- II Guerra Mundial. Tropas norte-americanas entram em Nuremberga, Alemanha.
1947 -- A explosão de dois navios de transporte de pesticidas e fertilizantes, na Baía de Galvestone, Texas, Estados Unidos, causa um incêndio de dois dias, que se alastra à cidade, provocando mais de 500 mortos e 2000 desaparecidos.
1948 - É criada a Organização Europeia para a Cooperação Económica (OECE) em Paris, atual OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, de que Portugal é membro fundador.
1970 - Uma avalanche de neve em Sallanches, França, soterra um sanatório de crianças, causando a morte de 72 pessoas.
1972 -- Lançamento da nave espacial norte-americana Apolo16, do Complexo de Lançamento 39, no Kennedy Space Center, na Florida, Estados Unidos.
1977 - Sai, em Lisboa, o primeiro número do semanário Extra.
1978 -- Morre, com 65 anos, o político malgaxe Philibert Tsiranana, fundador da República de Madagáscar.
1980 - O Irão anuncia a formação do Exército Revolucionário Islâmico e apela a uma guerra santa, com o objetivo de derrubar o governo do Iraque.
1984 - Mais de um milhão de brasileiros, numa das maiores manifestações políticas no país, exige em São Paulo eleições "Diretas, já!".
1990 - Rosa Mota vence, pela terceira vez, a maratona de Boston, no estado norte-americano do Massachusetts, nos Estados Unidos
1991 -- Morre, com 83 anos, o cineasta britânico David Lean, realizador de "Lawrence da Arábia" e "Doutor Jivago".
1992 - Carlo de Benedetti, presidente do grupo de informática Olivetti, é condenado a seis anos e quatro meses de prisão por responsabilidade na falência do Banco Ambrosiano, em Itália.
1993 -- Um médico e um engenheiro do Hospital de Évora são suspensos depois de conhecidas as conclusões do relatório da Inspeção-Geral de Saúde sobre o processo de hemodiálise.
1996 - Bettino Craxi, antigo primeiro-ministro socialista italiano, é condenado a oito anos e três meses de prisão por alegadas comissões ligadas aos contratos do metropolitano milanês.
- Morre, com 67 anos, o cineasta cubano Tomás Gutierres Alia, realizou os filmes Morte de um Burocrata (1966), Memórias do Subdesenvolvimento (1968), Os Sobreviventes (1979) e Morango e Chocolate (1993).
1997 - Atentado na discoteca Meia Culpa, em Amarante. Três homens armados e encapuzados obrigaram os clientes e funcionários a encostarem-se à parede e regam o local com gasolina. Morrem 13 pessoas.
1998 - O primeiro-ministro, António Guterres, inicia uma visita oficial à China e a Macau.
- O corpo do ditador e líder dos kmehrs vermelhos Pol Pot é exposto no Cambodja.
2000 - Violência na discoteca Luanda, em Lisboa, causa a morte a sete pessoas e ferimentos em 65.
2002 - A Itália vive a primeira greve geral dos últimos 20 anos contra a política social e em particular contra a reforma das leis laborais que facilitam o despedimento propostas pelo governo de Silvio Berlusconi.
2003 - Polónia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Letónia, Lituânia, Malta e Chipre assinam, em Atenas, Grécia, o Tratado de Adesão à União Europeia, que se tornará efetiva a 01 de maio de 2004.
- O basquetebolista norte-americano Michael Jordan, 40 anos, disputa o seu último jogo oficial e termina a carreira
2004 -- O Presidente norte-americano, George W. Bush, e primeiro-ministro britânico, Tony Blair, aceitam o plano da ONU para um Governo interino no Iraque, até à realização de eleições.
2005 -- O cardeal camerlengo (pessoa encarregue de verificar se o Papa morreu e de lhe retirar do dedo este símbolo do poder pontifício) procede à destruição do "Anel do Pescador" usado pelo Papa João Paulo II, no Vaticano.
2006 - O judoca João Neto conquista a medalha de ouro da categoria de -81 kg, na Taça do Mundo da modalidade, em Lisboa.
2007 - Trinta e três pessoas, incluindo o homicida, morrem na Universidade Virgínia Tech, situada a 400 quilómetros a sudoeste de Woshington, no tiroteio mais mortífero num estabelecimento escolar nos Estados Unidos.
2008 -- Morre, aos 90 anos, o matemático e meteorologista norte-americano Edward Lorenz, "pai" da Teoria do Caos ou 'efeito borboleta', de que pequenos efeitos levam a grandes mudanças. Prémio Quioto para as Ciências Básicas em 1991.
2009 - O Governo aprova na generalidade uma proposta que contem medidas de anulação do sigilo bancário e de penalização fiscal agravada do enriquecimento patrimonial injustificado de especial gravidade.
- A Rússia põe fim à operação antiterrorista de 10 anos na república caucasiana da Tchechénia.
2012 - O Conselho Geral da Universidade Técnica de Lisboa aprova por unanimidade a fusão com a Universidade de Lisboa, possibilitando o início de negociações com o Governo.
2014 - Naufrágio do "ferry" Sewol, na Coreia do Sul, causa a morte de 304 pessoas, a maioria estudantes do secundário.
2017 - Turcos aprovam em referendo uma reforma constitucional, que reforça os poderes do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.
2018 -- Morre, aos 97 anos, Ivone Lara, cantora brasileira considerada um ícone do samba, cantou "Sonho meu", "Sorriso Negro" e "Alguém me avisou".
2019 - Representantes timorenses, Xanana Gusmão, e das petrolíferas ConocoPhillips, Chris Wilson, e da Shell, Cecile Wake, assinam, em Singapura, o documento final que concretiza a compra por Timor-Leste de uma participação maioritária no consórcio do Greater Sunrise, no mar de Timor.
- O Parlamento Europeu aprova, por maioria, a lei 'whistleblowers' (em português, denunciantes) para proteger os denunciantes que agem em prol do interesse público em toda a União Europeia.
- Morre, aos 76 anos, Ricardo Chibanga, antigo toureiro moçambicano.
2020 -- O Observatório Europeu do Sul, no Chile, divulga os resultados da investigação de vários cientistas, incluindo portugueses, que verificam, pela primeira vez, que uma das estrelas em redor de um buraco negro 'supermassivo' no centro da Via Láctea se movimenta tal como o previsto na Teoria da Relatividade Geral de Einstein.
- Covid-19: O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decreta a segunda prorrogação do estado de emergência, até 02 de maio.
- Morre, aos 70 anos, Luís Sepúlveda, escritor chileno, autor de obras como "O Velho que Lia Romances de Amor" e "História de Uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar".
- Morre, com 88 anos, Kenneth Gilbert, cravista, musicólogo e investigador canadiano. Foi distinguido com o Prémio Calixa-Lavallée, em 1981, feito oficial da Ordem do Canadá, em 1988, e eleito para a Royal Society do seu país. Era membro honorário da Royal Academy of Music, em Londres, e Oficial da Ordem das Artes e das Letras de França.
- Morre, aos 84 anos, Luiz Alfredo Garcia-Roza, escritor brasileiro conhecido pelos seus livros policiais, com a personagem Espinosa.
2022 - A histórica Académica, vice-campeã nacional em 1966/1967, cai, pela primeira vez na sua história, para o terceiro escalão do futebol português, ao empatar a zero com o Penafiel, em jogo da 30.ª jornada da II Liga, em Coimbra.
PENSAMENTO DO DIA:
As coisas, em si mesmas, não são grandes nem pequenas, e quando nós consideramos que o universo é vasto, trata-se de uma ideia meramente humana Anatole France (1844-1924), escritor francês