
Os comportamentos aditivos entre os jovens portugueses estão menos gravosos. A exceção é o vício do jogo, tanto eletrónico como a dinheiro, e o consumo de analgésicos fortes para ficar “alterado”.
As conclusões são do Estudo sobre os Comportamentos de Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências em Portugal relativo a 2024, levado a cabo pelo Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD). A amostra contou com cerca de 11 mil alunos, de todo o país, com idades entre os 13 e os 18 anos.
O relatório aponta que há “uma clara tendência de descida” na maior parte dos indicadores de adições e que os comportamentos de risco estão confinados a uma minoria.
Ainda assim, o comportamento aditivo é maior entre os rapazes do que entre as raparigas – sobretudo no que toca ao jogo. A grande maioria dos inquiridos jogou jogos eletrónicos no último mês. Já o jogo a dinheiro é menos prevalente, mais comum apenas entre os jovens do ensino secundário
Álcool e tabaco não tão consumidos
No que toca ao consumo de substâncias, o álcool e o tabaco são as consumidas “mais precocemente” e de acesso mais fácil.
Em relação às bebidas alcoólicas, a maioria dos adolescentes portugueses (58%) já ingeriu álcool pelo menos uma vez, mas menos de um terço esteve alguma vez embriagado (29%) - e apenas 11% no último mês.
Entre as bebidas alcoólicas mais consumidas destacam-se os alcopops (24%), a cerveja (22%) e as bebidas destiladas (22%).
O tabaco é a segunda substância psicoativa mais consumida pelos alunos: 25% fumaram tabaco pelo menos uma vez na vida, mas muito menos os que o fazem diariamente: 22% no caso dos cigarros tradicionais e 12% no caso dos cigarros eletrónicos.
Canábis é a droga de mais fácil acesso
Quanto a drogas ilícitas, apenas 7% dos alunos dizem já tê-las consumido alguma vez (e 3% os que o fizeram no último mês).
“A canábis é, de longe, a substância ilícita mais consumida” e aquela a que dizem ser mais fácil aceder, é apontado no relatório - e, ainda assim, a percentagem de jovens que a consome diária ou quase diariamente é inferior a 1%.
O Estudo sobre os Comportamentos de Consumo de Álcool, Tabaco, Drogas e outros Comportamentos Aditivos e Dependências em Portugal relativo a 2024 é apresentado esta quarta-feira.
Neste último ano, o inquérito foi, pela primeira vez, aplicado online.