![Conversas com os EUA](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta semana que gostava de começar a trabalhar num acordo de paz nuclear com o Irão, depois de ter restaurado a sua campanha de pressão máxima sobre país. O líder supremo do Irão já comentou estas intenções alertando, desde logo, que conversas com os EUA "não são racionais, sensatas ou honrosas".
"Se nos ameaçarem, ameaçaremos de volta. (…) Nós negociámos, fizemos concessões, comprometemo-nos, mas não obtivemos os resultados esperados. A outra parte continuou a violar, a minar, e, por fim, a rasgar esse mesmo acordo, apesar de todas as suas falhas. Não se deve negociar com tal administração [a norte-americana].", disse Ayatollah Ali Khamenei à Reuters.
Durante o mandato anterior, Donald Trump retirou os EUA do pacto nuclear de 2015 de Teerão com as potências mundiais e reimpôs sanções que afetaram a economia do Irão.
O líder supremo do Irão ainda se posicionou sobre a proposta de Trump de transferir os palestinianos de Gaza para os países árabes vizinhos, dizendo que a tentativa norte-americana de redesenhar o mapa do mundo "não tem realidade".