O coro masculino galês Cor Meibion de Cymru, que tem o patrocínio do rei Carlos III, apresentará quatro concertos na Madeira entre 18 e 23 de Abril, na sua primeira visita à ilha.

O ponto alto da série de apresentações ocorrerá na quarta-feira, 23 de Abril, às 20h30, no Salão Nobre do Edifício da Assembleia Regional, na Avenida do Mar, Funchal. Neste concerto especial, o coro actuará em conjunto com a Orquestra de Bandolins da Madeira. Os bilhetes estão disponíveis nos pontos de venda habituais.

A ideia da visita surgiu durante as férias de membros do grupo à Madeira em 2023. Além do concerto principal, o coro fará apresentações adicionais:

  • Sexta-feira, 18 de Abril, às 18h00, no Hotel Enotel Lido
  • Sábado, 19 de Abril, às 17h00, no Ritz Café
  • Terça-feira, 22 de Abril, às 17h30, na Igreja da Santíssima Trindade, onde interpretarão um novo hino 'Arcanjos e Serafim', composto por dois membros da própria igreja

Fundado em 1982, o Cor Meibion de Cymru nasceu após um concerto com mil vozes galesas no Albert Hall de Londres, que atraiu promotores americanos. Isto levou a uma bem-sucedida digressão pela Costa Leste dos EUA, solidificando a formação do grupo como um "coro em digressão".

O coro possui uma característica única: os seus integrantes, que já pertencem a coros locais menores, reúnem-se para ensaios apenas a cada três semanas. Ao longo dos anos, o grupo realizou 24 digressões internacionais, incluindo apresentações nos EUA, Canadá, França, Gibraltar, Europa Oriental e Austrália. Particularmente interessantes foram as sete digressões pelos campos de batalha das Primeira e Segunda Guerras Mundiais. Destaca-se como o único coro masculino galês a receber o patrocínio do então príncipe de Gales, Carlos, que manteve seu apoio mesmo após sua ascensão ao trono como rei.