O deputado Bernardo Blanco é candidato a vice-presidente da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE), a família política de que a Iniciativa Liberal (IL) faz parte. O anúncio foi feito pelo próprio num vídeo publicado nas suas redes sociais. O lugar a que agora concorre chegou a ser ambicionado por Cotrim Figueiredo que anunciou, na semana passada, que se retirava da corrida.
Cotrim recuou, como o argumento de que já é vice-presidente do Renovar (Renew), o grupo parlamentar que a IL integra no Parlamento Europeu. E avança Blanco, que se apresenta como um jovem dinâmico e influente no seu vídeo, onde diz, por exemplo, que denunciou “vários escândalos” na TAP quando fez parte da comissão de inquérito à companhia aérea.
“Estou a negociar o Orçamento do Estado com o Governo na comissão de Orçamento”, diz também Bernardo Blanco, que participou nas duas reunião com ministros de preparação do OE. O Orçamento para 2025 ainda não está em comissão e a IL não é suficiente para garantir a sua aprovação.
“Isto trouxe-me atenção dos media nacionais”, diz no mesmo vídeo em que apresenta as suas qualidades para o cargo e em que defende que é preciso “tirar os jovens do extremismo e levá-los para o liberalismo”. E em que termina com o seu slogan: “Aposta no liberalismo, aposta em Bernardo Blanco".