O FC Porto perdeu esta quarta-feira na casa do Bodø/Glimt, por 3-2, e entrou com o 'pé esquerdo' na renovada Liga Europa.

Depois da vitória em Guimarães na última ronda do campeonato, Vítor Bruno mudou três peças no seu xadrez: entraram Marko Grujic, Gonçalo Borges e Iván Jaime para os lugares de Alan Varela, Galeno e Pepê.

No sintético gelado da Noruega, foi a equipa da casa a aquecer as luvas de Diogo Costa com várias oportunidades de golo nos primeiros minutos.

Mas os 'dragões' estavam tranquilos e na primeira oportunidade inauguraram o marcador da partida.

Aos oito minutos, um grande cruzamento de Gonçalo Borges encontrou Francisco Moura que serviu Samu Omorodion desviar de cabeça para dentro da baliza à guarda de Nikita Haikin.

MATS TORBERGSEN

O avançado espanhol esteve perto de ampliar a vantagem logo nos minutos seguintes mas viu as aspirações goradas. Como quem não marca sofre, foi a formação norueguesa a chegar ao golo e restabelecer a igualdade no resultado.

Aos 15 minutos, Jens Petter Hauge fez um passe a isolar Kasper Høgh, que na cara de Diogo Costa não tremeu e fez o 1-1.

O empate parecia não agradar à duas equipas, que dispuseram de várias oportunidades de golo. Do lado 'azul e branco', João Mário era o mais inconformado com a situação, tendo ameaçado por diversas vezes a baliza adversária, enquanto que Diogo Costa evitava males maiores.

Mats Torbergsen

A cinco minutos para o fim da primeira parte, o Bodø/Glimt operou a reviravolta no marcador.

Lançado em profundidade, Kasper Høgh serviu Ulrik Saltnes que, deixou à entrada da área para Jens Petter Hauge rematar e bater Diogo Costa, que não teve hipóteses.

No início do segundo tempo, os 'portistas' ficaram com um homem a mais no campo depois de Isak Määttä ter visto o segundo amarelo no encontro após o árbitro ter considerado uma simulação do defesa de 23 anos.

O FC Porto tentou aproveitar a vantagem numérica mas foi a equipa da casa a voltar a marcar na partida.

Aos 62 minutos, Høgh lançou Hauge, o ex-Milan, dentro da área 'azul e branca', driblou Zé Pedro e colocou a bola no fundo das redes de Diogo Costa.

Em cima do minuto 90, os 'dragões' ainda reduziram a desvantagem por intermédio de Deniz Gül. Nico Gonzaléz cabeceou, Haikin defendeu e avançado sueco não desperdiçou na insistência para fazer o 3-2 final.