A polícia moldava encontrou esta terça-feira destroços de um drone não identificado numa cidade a norte da capital, Chisinau, depois de diversos relatos de alegados drones russos a sobrevoarem o país.

"Os agentes da polícia de Orhei foram alertados para a deteção de um drone nos arredores da cidade de Podgoreni", disse a polícia nacional moldava na rede social Telegram.

Segundo as autoridades locais, "a informação foi imediatamente comunicada às forças competentes e, na zona onde o drone caiu, o acesso dos cidadãos foi restringido". "Todos os serviços especializados estão no local e os polícias do departamento de armas explosivas estão a investigar o drone", acrescentaram as autoridades moldavas.

No último mês, pelo menos três drones russos foram avistados nas cidades de Chisinau, Causeni e Riscani, o que levou as autoridades moldavas a exigir que Moscovo "respeitasse o estatuto de neutralidade e a integridade territorial da Moldávia".

A Moldova tem sido um dos principais aliados da Ucrânia e do seu Presidente, Volodymyr Zelensky, desde a invasão russa de 24 de fevereiro de 2022 e acusa Putin de "tentar destabilizar a situação do país".

Como resposta a estes recentes incidentes, a Moldova declarou que quer adquirir sistemas de destruição de drones.