1861 - Unificação da Moldávia e Valáquia, na Roménia.
1874 - Nasce o jornalista, escritor e empresário teatral Luís Galhardo, fundador do Parque Mayer, em Lisboa.
1913 -- É criada a Reserva Federal (Fed) dos EUA.
1938 -- Guerra Civil de Espanha. O general Francisco Franco lança a ofensiva da Catalunha.
1954 - É constituída a Siderurgia Nacional, SARL.
- Primeiro transplante humano é realizado em Boston, Estados Unidos. O médico Joseph Murray, que ganharia o Nobel da Medicina em 1990, transplanta um rim entre irmãos gémeos.
1972 -- Morrem mais de dez mil pessoas no sismo que abalou a capital da Nicarágua.
1974 -- Guerra do Vietname. Ascende a seis mil o número de baixas sul-vietnamitas depois de 18 dias de ofensivas Vietcong.
1975 - Richard Welch, chefe da CIA em Atenas, é morto a tiro.
1976 - Escritura pública da associação política de extrema-direita MIRN, Movimento Independente para a Reconstrução Nacional.
1984 - Nove ativistas do sindicato polaco Solidariedade começam uma greve de fome, em Gdansk.
1986 - O avião experimental norte-americano Voyager é a primeira aeronave a efetuar uma volta ao mundo sem escalas e sem reabastecimento.
- O líder do Partido Comunista Afegão, Najibullah, assume a Presidência do país.
1987 -- O presidente do Partido de União Nacional do Sri Lanka, no poder, é morto a tiro.
1989 -- São libertados os presos políticos na Roménia. Nicolae Ceausescu e a mulher, Elena, são capturados.
1994 - Mário Conde, presidente do Banesto, é detido em Espanha, sob a acusação de gestão fraudulenta.
1995 - O ex-comunista Aleksander Kwasniewski assume, em Varsóvia, a Presidência da Polónia.
1996 - João Paulo II pede ao Embaixador indonésio junto da Santa Sé uma solução justa e pacífica para Timor-Leste.
1999 -- Morre, com 88 anos, o artista plástico Paulo Ferreira, nome do modernismo português.
2001 - O Parlamento egípcio aprova a proibição de flagelação dos prisioneiros.
2002 - Victor Emmanuel de Sabóia, herdeiro do trono de Itália, regressa ao país.
2003 - O Teatro Nacional de D. Maria II, em Lisboa, é convertido em sociedade anónima de capitais públicos.
2004 -- É concretizada a integração dos Fundos de Pensões da CGD, Ana, Nav e INCM na Caixa Geral de Aposentações. Demitem-se o presidente e o vice-presidente da CGD.
2006 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a resolução 1737, que prevê a imposição de sanções financeiras e tecnológicas ao Irão se Teerão se recusar a suspender as atividades de enriquecimento de urânio no prazo de 60 dias. Teerão considera a resolução ilegal e diz que prosseguirá o seu programa nuclear.
- O presidente palestiniano, Mahmud Abbas, e o primeiro-ministro israelita, Ehud Olmert, reunidos em Jerusalém, chegam a acordo para relançar o processo de paz. Olmert promete transferir 100 milhões de euros de fundos congelados para a Autoridade Palestiniana.
2007 - O antigo presidente do Benfica Ferreira Queimado morre no dia em que comemorava 94 anos.
- Morre, aos 83 anos, o cardeal brasileiro Aloísio Lorscheider, um dos mais influentes da América Latina.
2008 - Tentativa de golpe de Estado na Guiné-Conacri: um capitão do exército da Guiné-Conacri anuncia na rádio estatal a "dissolução do governo, das instituições republicanas e da Constituição" do país, horas após a morte do Presidente Lansana Conté, no poder há 24 anos.
2012 -- Morre, aos 90 anos, Jack Klugman, ator norte-americano conhecido pelo desempenho na série televisiva "The Odd Couple", original de "Sozinhos em casa".
- Charles Durning, ator norte-americano nomeado duas vezes para os Óscares, morre aos 89 anos.
2013 - A Comissão de inquérito ao incidente com um voo da TAP em Bissau conclui que o ministro do Interior do Governo de transição guineense, António Suka Intchama, "exigiu" o embarque dos 74 sírios com passaportes falsos para Portugal.
- Morre, com 68 anos, a fadista Natércia Maria.
- Mikhail Kalachnikov, inventor da espingarda automática AK-47, morre aos 94 anos.
2014 - O ex-motorista de José Sócrates, João Perna, em prisão preventiva desde novembro, passa a ficar em prisão domiciliária, após decisão do TCIC.
2015 -- O Banif deixa de integrar o principal índice da bolsa portuguesa (PSI20), na sequência da alienação do banco no contexto da medida de resolução.
- A Assembleia da República aprova em votação final global o Orçamento Retificativo de 2015 apresentado devido à resolução do Banif, com os votos favoráveis do PS, a abstenção do PSD e os votos contra do BE, PCP, CDS-PP, PEV e PAN.
- O Governo aprova, em Conselho de Ministros, a subida do salário mínimo nacional para os 530 euros a partir de 01 janeiro de 2016.
2016 - O Conselho de Segurança da ONU aprova uma resolução a exigir a Israel o fim "imediato" e "completo" da política de colonatos nos territórios palestinianos.
- O Conselho de Ministros aprova, por deliberação eletrónica e por unanimidade, o decreto que atualiza o salário mínimo para 557 euros em 2017.
- A Autoridade Nacional da Aviação Civil aprova a venda de 61% do capital da TAP ao consórcio privado Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, negócio concretizado pelo anterior governo e revertido pelo atual.
- O suspeito do atentado de Berlim, que provocou a morte a 12 pessoas e dezenas de feridos, é morto a tiro em Milão, no norte de Itália.
- Morre, com 87 anos, Luís de Azevedo Coutinho, antigo ministro da Defesa Nacional.
================.
Este é o tricentésimo quinquagésimo sétimo dia do ano. Faltam oito dias para o termo de 2018.
Pensamento do dia: "Pensar a sós - isso é de sábio; mas cantar sozinho - que estupidez!". Friedrich Nietzsche (1844-1900), escritor, filósofo e compositor alemão.
Lusa/Fim.