É certo que no mundo em que vivemos na atualidade, um automóvel a gasolina, com tração traseira e potente, continua a ser o sonho de muitos condutores. No entanto, na caminhada para a mobilidade elétrica, existem marcas apostadas em revelar, que os veículos 100% elétricos, podem e devem ser tão divertidos de conduzir, como os potentes automóveis a gasolina.

Nessa realidade vive a Alpine, que ao longo dos seus 70 anos, sempre soube como ninguém produzir emotivos desportivos a gasolina, e agora, na hora de avançar para a era elétrica, voltou a mostrar que sabe como poucos criar modelos emotivos, apesar do A290, ser um modelo baseado no novo Renault 5 totalmente elétrico.

O A290 destaca-se pelo comportamento desportivo, embora aliando o conforto na utilização diária. As dimensões mantêm-se compactas: comprimento 3.99 metros, largura 1.82 m, altura 1.52 m, distância entre eixos 2.53 m. Este utilitário compacto desportivo, com 5 portas e 5 lugares, dispõe de uma capacidade de carga de 326 litros.

Design Alpine com uma herança desportiva

No entanto é bom que se diga, que a equipa da Alpine fez um bom trabalho, já que o A290 apresenta-se mais musculado que o seu “irmão” da Renault, sendo 60 mm mais largo que o 5 totalmente elétrico, usufruindo de arcos das rodas e saias laterais mais largadas.

As vias mais largas e as linhas musculadas conferem-lhe o aspeto desportivo que se espera de um Alpine. Elementos de estilo, como o design do para-choques dianteiro e do difusor traseiro, fazem eco do A110, do qual toma ainda emprestadas as pinças de travão dianteiras, Brembo, monobloco de 4 pistões. A escolha de umas generosas jantes de 19’’, bem como a carroçaria em dois tons, com o tejadilho preto, completam o conjunto.

O A290 está disponível em quatro cores de carroçaria: Preto Profundo (de série), Azul Alpine Vision, Cinzento Tornado Mat e Branco Nival.

Nota ainda para a assinatura luminosa que apresenta um padrão de duplo X totalmente em LED, em homenagem às faixas adesivas nas luzes, de longo alcance, dos carros de rali.

Interior desportivo

No habitáculo, o cockpit apresenta um design desportivo e requintado e dependendo da versão, uma combinação de estofos em tecido azuis ou estofos em pele bi-tom cinzentos e azuis e ainda um painel de bordo bi-tom com retroiluminação A290 e, também, um ambiente luminoso personalizável.

A consola central é inspirada no icónico design do Alpine A110, integrando os habituais comandos da transmissão RND. Por seu lado, o volante desportivo de três raios inclui detalhes herdados diretamente do mundo das corridas de Fórmula 1.

No que diz respeito à conetividade, o A290 GT inclui o sistema Alpine Portal, com um ecrã de alta resolução de 10,1 polegadas, que inclui o Google Automotive Services com o Maps, o Google Assistant e o Google Play. Incluindo ainda o regulador de velocidade adaptativo e câmara de marcha-atrás.

Já o A290 GT Premium incorpora, de série, o Alpine Drive Sound, bem como o sistema áudio premium Devialet, desenvolvido com o especialista francês em tecnologia áudio de ponta. A pele Nappa, com pespontos e monogramas Alpine, dão um toque de sofisticação ao interior.

Por seu lado, o A290 GT Performance apresenta o sistema Alpine Telemetrics, que permite aos condutores monitorizar o seu desempenho, otimizar a eficiência do automóvel e aprender a explorar o seu potencial através de coaching e desafios inspirados no mundo dos jogos.

Exalando requinte e desportivismo, o A290 GTS combina o equipamento do A290 GT Premium com o motor mais potente de 220 cv. Possui todo o equipamento dos outros três modelos, com a adição de jantes Snowflakes preto brilhante de 19 polegadas e pinças de travão dianteiras Brembo vermelho Racing

Incorporando a última geração de tecnologias de segurança ativa e passiva, o A290 dispõe de até 26 ajudas à condução para simplificar e auxiliar as manobras de estacionamento e proteger os seus ocupantes.

Apesar do design interior desportivo, é bom que se diga que este A290 não tem no espaço interior o seu maior trunfo. Se à frente, condutor e passageiro usufruem de bancos desportivos cómodos e de espaço, o mesmo não se pode dizer do banco traseiro, onde transportar três adultos para mais de uma deslocação breve é um verdadeiro exercício desconfortável, tendo em conta a distância das pernas aos bancos da frente, bem como a altura da cabeça ao tejadilho. Ou seja, temos espaço para dois passageiros, com uma altura média, que vão ter de fazer algum contorcionismo para entrar e sair, mas não mais do que isso. Tendo em conta isso, bem se pode dizer que banco traseiro é bom para três crianças.

Potência e desportivismo

Tendo por base a plataforma AmpR Small, o A290 apresenta-se com um motor elétrico e dois níveis de potência: 180 cv e 285 Nm, para as versões GT e GT Premium, e 220 cv e 300 Nm nas variantes GT Performance, GTS e GTS Première Édition, uma edição limitada de 1955 unidades.

Dependendo da versão escolhida, a resposta do acelerador é diferente, e dessa forma as variantes com o motor de 180 cv aceleram dos 0 aos 100 km/h em 7,4s e é capaz de alcançar uma velocidade máxima limitada a 160 km/h.

Por seu lado as versões de topo aceleram de 0 a 100 km/h em 6,4s e registam uma velocidade máxima de 170 km/h, num modelo que apresenta um peso de total de 1479 kg na versão mais leve.

A alimentar o motor elétrico do Alpine A290 está uma bateria de 52 kWh, que anuncia uma autonomia de até 380 km. O sistema de carregamento rápido de 100 kW DC, do A290, permite-lhe passar de 15 a 80% de carga, em 30 minutos, ou recuperar até 150 km WLTP, em 15 minutos.

Num ponto de carregamento AC, o seu carregador de 11 kW, a bordo, permite recarregar o veículo, de 50% a 80%, em 1 hora e 20 minutos, ou 70 km WLTP numa hora, ou 3 horas e 20 minutos para recuperar de 10% a 80% de carga. Este carregador incorpora uma função bidirecional que permite utilizar as funções V2L (veículo para carga) para ligar um dispositivo através da tomada de carga.

Ao volante é pura diversão

Não entre em pânico, mas conduzir o Alpine A290 é uma verdadeira loucura, e é mais do que inicialmente esperávamos de um modelo compacto e 100% elétrico da marca de Dieppe. Tudo porque o A290 não tem qualquer tipo de semelhanças com um modelo 100% elétrico de alto desempenho, mais parece na verdade um modelo a gasolina bem configurado.

No breve contacto que tivemos com o A290, entre Lisboa e a Ericeira com passagem pelo Kartódromo do Bombarral, tivemos a oportunidade de perceber que quando pisamos com mais vigor o acelerador, o pequeno A290, ganha uma vida extra muito progressiva e fácil de controlar. É verdade que não tão explosiva e impressionante quanto a aceleração de outros modelos elétricos de alto desempenho, mas é realmente divertido como entra nas curvas e nos permite acelerar mais cedo e usufruir de uma condução desportiva com toral segurança.

Para isso contribui um equilíbrio sublime do chassi com uma distribuição de peso de 57:43, que permite que a carroçaria possa rolar apenas o suficiente para fornecer feedback ao condutor, permitindo que a traseira obedeça quando curvamos a velocidades mais elevadas e quando utilizamos o forte sistema de travagem do A290, apesar do fato de o pedal ser conectado às pastilhas eletronicamente, em vez de mecanicamente.

A isso junta-se uma suspensão verdadeiramente incrível, firme e bem controlada, que que permite que o A290 se incline nas curvas, mas que o faça com uma enorme aderência, beneficiando ainda de uma direção verdadeiramente rápida, que permite que todos os movimentos do pequeno desportivo sejam verdadeiramente previsíveis.

Nota ainda para alguns detalhes que nos reforça a ideia de estarmos ao volante de um desportivo, como é o caso do botão rotativo RCH (para calibrar a Regeneração), colocado no volante, que para facilitar o seu manuseamento seria conveniente que fosse de pressionar em vez de girar.

Para além disso, existe um botão de “Overtake” (OV) em vermelho, que nos permite usufruir de toda a potência do A290, e que é verdadeiramente espetacular quando temos de ultrapassar outra viatura em vias rápida.

Na versão ensaiada, a GTS, percebemos que o A290 tem um pisar irrepreensível, bastante confortável, mesmo em pisos mais irregulares onde consegue anular as imperfeições da estrada sem problema, beneficiando de uma excelente suspensão e de confortáveis bancos para tornar a viagem mais rápida e confortável.

Preços

A Alpine já revelou que os preços do A290 arrancam nos €38700 para a variante GT com 180 cv de potência, enquanto a versão GT Premium com a mesma potência começa nos €41.900.

Já as versões com 220 cv de potência, a variante GT Performance arranca nos €41.900, seguida pela GTS com um preço que se inicia nos €44.900, enquanto a GTS Première Édition começa nos €46.200.