A semana que agora começa será marcada por uma descida progressiva das temperaturas máximas e mínimas, chegando a “valores usuais ou abaixo do expectável para esta época do ano”, indica a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Nas regiões do interior Norte e Centro, a temperatura máxima deverá variar entre 9°C e 20°C, enquanto na região sul deverá oscilar entre 15°C e 24°C e nas zonas litorais entre 16°C e 24°C. Quanto à temperatura mínima, espera-se que se situe entre 1°C e 12°C nas regiões do interior Norte e Centro, entre 6°C e 13°C na região sul e entre 8°C e 16°C nas zonas litorais.
A situação deve-se a um “regime anticiclónico de bloqueio”, em que um anticiclone localizado a noroeste da Península Ibérica irá aí permanecer “quase estacionário, bloqueando a passagem de sistemas frontais e promovendo uma corrente do quadrante leste”, explica o IPMA. A previsão indica ainda uma probabilidade de até 20% de ocorrência de aguaceiros fracos no final da semana.
Em Espanha, a previsão aponta para fortes tempestades e nevões já a partir de terça-feira na zona da Comunidade Valenciana, mas também na Catalunha e Baleares. A causa é uma massa de ar frio proveniente do norte da Europa, que é suscetível de gerar “chuva, tempestades e mesmo neve a altitudes relativamente baixas para esta época do ano”, de acordo com o Centro de Coordenação de Emergências regional.
A possibilidade de mais um fenómeno meteorológico DANA atingir Espanha “está a aumentar” devido a esta massa de ar polar, segundo o portal meteorológico Meteored. As autoridades locais de Valência já deram instruções aos municípios e entidades responsáveis para se manterem vigilantes, dada a instabilidade associada a este tipo de eventos.