A Hyundai revelou finalmente o novo Ioniq 9, o SUV de sete lugares 100% elétrico que chega com muito espaço e tecnologia inovadora.
Tendo por base a plataforma E-GMP que serve de base a vários modelos da Hyundai, Kia e Genesis o Ioniq 9 está equipado com uma bateria de 110,3 kWh e conta com três versões. A variante de entrada Long Range está dotada de um motor elétrico na traseira que anuncia uma potência de 214 cv e 350 Nm de binário, e que permite uma autonomia de até 620 km no ciclo WLTP quando equipado com jantes de 19’’.
Segue-se a versão Long Range AWD, que acrescenta um motor de 94 cv e um binário de 255 Nm, instalado no eixo dianteiro, para uma potência total de 312 cv.
No topo da gama do novo Ioniq 9 está a variante Performance, que combina dois motores de 214 cv, um em cada eixo, para uma potência total combinada de 435 cv e que permite acelerar de 0 a 100km/h em 5,2 segundos.
A Hyundai anunciou ainda que as três versões podem recarregar a bateria de 10 a 80% em apenas 24 minutos através de um carregador de 350 kW, e que o Ioniq 9 está equipado com a função “vehicle-to-load”.
Em matéria de design, o novo Ioniq 9 apresenta vários elementos em comum com o Seven Concept, com destaque para a assinatura luminosa Parametric Pixel já utilizada em outros modelos da família Ioniq.
Apesar das suas dimensões, bastante generosas, o Ioniq 9 anuncia um coeficiente de arrasto de apenas 0,259 Cd e pode ser equipado com espelhos retrovisores digitais, que são opcionais.
Este é também o primeiro Hyundai a não contar com a antena no tejadilho, recorrendo ao para-brisas para o GPS e satélite de rádio, o painel de instrumentos para os serviços conectados e o óculo traseiro para o rádio FM/AM.
Com uma distância entre eixos de 3,13 metros, o Ioniq 9 apresenta um habitáculo espaçoso e dotado materiais luxosos e amigos do ambiente, incluindo tecido feito a partir de garrafas de plástico recicladas, lã e couro eco, que prometem proporcionar uma experiência de ambiente de lounge, beneficiando para isso de configurações de seis e sete lugares, com a segunda fila dotada de bancos que são giratórios.
O novo SUV 100% elétrico apresenta uma bagageira com capacidade para 620 litros, que podem chegar a 1323 litros com a terceira fila de bacos rebatida. A esta vasta capacidade de bagageira junta ainda um “frunk” com 88 litros, ou 52 na versão AWD, na frente.
Nota ainda para um painel curvo onde esta instalado o painel de instrumentos digital e o ecrã central de infoentretenimento, ambos de 12”, bem como para o volante de nova geração, idêntico ao utilizado no novo Hyundai Santa Fe.
De série o Ioniq 9 oferece um sistema de som com oito altifalantes, ou em opção um sistema da Bose com 14 altifalantes, a que se juntam portas USB-C de alta potência com 100 W para os passageiros na primeira, segunda e terceira filas, que ao contrário das portas USB tradicionais que dependem de uma bateria de 12 V, no Ioniq 9 obtém energia diretamente da bateria de alta tensão para uso ininterrupto.
Já se sabe que o novo Ioniq 9 será lançado inicialmente na Coreia do Sul e nos Estados Unidos no primeiro semestre de 2025, e no final do ano na Europa e outros mercados globais.