O Governo anunciou esta quinta-feira que o novo passe gratuito, disponível para todos os que tenham até 23 anos, vai estar disponível a partir de 1 de dezembro. Antes, apenas os estudantes abaixo dessa idade beneficiavam desta medida.
A medida foi anunciada em outubro "no âmbito das medidas de promoção da mobilidade verde para passageiros”. Para ter acesso a este título vai ser apenas necessário apresentar um cartão de cidadão como forma de comprovar a idade.
Em comunicado, o Governo explica que a medida é “importante para garantir a igualdade entre todos os jovens nesta faixa etária, na medida em que apenas os jovens que estudavam desfrutavam já deste benefício”. Este alargamento vai implicar um investimento de 40 milhões de euros e vai poder alcançar cerca de 240 mil potenciais beneficiários.
O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, diz que a medida é uma “oportunidade” para os jovens aderirem aos transportes públicos.
“A mobilidade não pode ser uma barreira, mas sim uma oportunidade. O alargamento deste passe a um maior número de jovens é um convite que lançamos a esta geração para que adira ao transporte público e adote a mobilidade verde como um modo de estar”, diz Miguel Pinto Luz no comunicado enviado às redações.