Há mistérios que não se deixam abrir com chave de fendas: um gato é um desses mistérios. Como a flor descrita pela botânica não descreve a flor que alguém recebeu por paixão.
O dinheiro é o mesmo no papel, mas vale muito menos na prática. Estás mais pobre. E como se não bastasse estarmos mais pobres, estamos também menos livres.
Não são apenas os ucranianos que esperam que finalmente Trump se coloque do lado certo dos ventos da história. Todos nós, no Ocidente europeu, estamos visivelmente em suspenso.
França prepara-se para aumentar os poderes da Polícia Municipal, em Espanha essa força é fundamental para manter a ordem em cidades como Madrid e Barcelona. Aqui, não queremos nada disso: Portugal é u
Os estudos e a experiência demonstram que aumentar penas tem um efeito reduzido na diminuição da criminalidade, mas aumentar a probabilidade de o criminoso ser apanhado pode reduzir significativamente
Longe do alarmismo nos "media", dados oficiais mostram que neste verão morreram só mais 5,6% do que no de 2024. Mas já se quer impor prisão domiciliária para "salvar vidas e planeta".
O planeamento estratégico deve ser visto não como uma opção, mas como uma obrigação ética e política, que garante sustentabilidade e equidade para as gerações futuras. Portugal não pode continuar a olhar apenas para o imediato.
O sonho da universidade desaparece quando o orçamento familiar tem de ser gerido mensalmente com muito rigor e cuidado – uma situação em que aceder ao Ensino Superior passa para quarto plano.
Os Contact Centers deixaram de ser um centro de custos, tornaram-se centros de valor, defende Rui Silva, que afirma que com a revolução tecnológica que estamos a viver são já motores de eficiência, personalização e geração de receita.
Helena Chaves Anjos revê os atuais desafios e oportunidades para o setor segurador Vida que visam otimizar capital, aumentar a solvabilidade e melhorar os retornos de investimento.
A consagração formal da liberdade de mercado no transporte aéreo não garantiu, por si, o acesso às rotas mais competitivas. O caso da JetBlue, uma jovem companhia doméstica, é paradigmático.
Passávamos em terras como “Nariz” e “Busto”, ambas no distrito de Aveiro, que também tem lindas praias. Mas nós nem lá púnhamos os pés. Os miúdos ficavam com uns amigos nossos e nós íamos para o “Bruxa” (um grande café).
Para Portugal, o desafio é maior: ou assumimos o papel de âncora atlântica da Europa, ou ficamos reduzidos a passageiros de segunda classe num comboio que já vai descarrilando.
Opinião de Sandra Miranda de Oliveira, Professora de Gestão Estratégica e Marketing. ISEG – Lisbon School of Economics & Management. Universidade de Lisboa.
Quando discutimos um suposto excesso de exames, em vez da falta de apoio e tutorias em muitas escolas públicas, perdemos completamente o foco. Por conseguinte, falhamos aos que mais precisam.
É urgente encontrar soluções estruturais e não repetir medidas coercivas, como o arrendamento forçado de 2023, entretanto revogado por ferir o direito constitucional à propriedade.
Como se combate a corrupção sem falar na AT? A corrupção está ligada à fuga aos impostos pois, para ela existir, tem de existir dinheiro fora do circuito, facto que também não faz parte do discurso político em Portugal.
Jorge Borges comenta o recente estudo do MIT (projeto NANDA) e as razões porque estão a falhar os projetos de Inteligência Artificial nas organizações, sublinhando que os números são a prova de que a mentalidade e a estrutura de liderança não acompanharam o ritmo da tecnologia.
Muitos clubes continuam a valorizar o talento técnico acima de tudo. No entanto, os casos de burnout, desmotivação e desistência precoce são cada vez mais comuns.
A Proteção Civil não pode ser refém de reconfigurações político-administrativas ou modas. Precisa de estabilidade, clareza e eficiência. Alterar um sistema robusto, como fez o anterior governo, sem justificação técnica sólida e suportada por dados concretos, é um risco sério.