A candidata democrata à presidência dos Estados Unidos da América, Kamala Harris, "tem a força física e mental necessária" para assumir o cargo, conclui um relatório médico divulgado este sábado, revelou fonte ligada à sua campanha eleitoral.
Segundo a fonte, a vice-presidente dos EUA, de 59 anos, pretende com a divulgação deste documento "alimentar um debate" sobre as capacidades do seu adversário republicano, Donald Trump, de 78 anos.
Em julho, o presidente dos EUA, Joe Biden, de 81 anos, desistiu da corrida à reeleição para um segundo mandato na Casa Branca, depois de terem sido levantadas dúvidas sobre o seu estado de saúde.
- Trump defende pena de morte para imigrantes “que matem americanos”
- "Não parou de se queixar dos seus problemas": Obama deixa duras criticas a Trump durante a campanha de Kamala
Kamala Harris mantém uma ligeira vantagem sobre Donald Trump, mas tem vindo a perder terreno nas sondagens, que mantêm todos os cenários de vitória em aberto.
A nível nacional, Harris terminou a semana com uma vantagem de 48,4% contra 46% das intenções de voto, de acordo com as contas do site Fivethirtyeight, que usa a média de várias sondagens nos Estados Unidos.
Contudo, esta vantagem tem vindo a diminuir nos últimos dias, depois de se ter cifrado numa diferença de mais de três pontos percentuais no final de setembro.