A Automobili Lamborghini e a força de segurança italiana, “Polizia di Stato”, estão a comemorar duas décadas de colaboração, que se iniciou em 2004 quando a marca de Sant’Agata Bolognese colocou ao serviço daquela força policial um Lamborghini Gallardo,

Desde então, a parceria permitiu à “Polizia di Stato” reforçar o seu parque automóvel com um conjunto de superdesportivos da marca italiana, que são utilizados em patrulhamento e serviços de emergência médica, entre os quais, o transporte de órgãos em toda a Itália, onde já concluíram mais de 200 missões. Para além disso, participaram igualmente em mais de 1.500 eventos de formação e segurança rodoviária.

“Estamos extremamente orgulhosos de celebrar 20 anos de colaboração com a “Polizia di Stato”, uma instituição que respeitamos profundamente por seu trabalho diário protegendo a segurança dos cidadãos italianos”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini. “Saber que nossos veículos apoiaram a polícia nas suas operações de fiscalização rodoviária e contribuíram para salvar vidas é muito gratificante. Esta cooperação representa o forte vínculo entre a Automobili Lamborghini e a Itália e suas instituições, apesar de nossa perspetiva internacional.”

Ao longo das duas décadas de colaboração a Lamborghini já entregou à “Polizia di Stato” seis superdesportivos, cada um com características específicas e tecnologias avançadas, projetados para dar suporte a operações de segurança e emergência, criando uma parceria rica em histórias e eventos significativos.

O Gallardo 510-4 foi o primeiro modelo e em quatro anos de serviço, percorreu aproximadamente 140.000 quilômetros em operações de patrulhamento e intervenções médicas urgentes.

Em 2005 a força de segurança italiana recebeu uma segunda unidade do Gallardo, que foi entregue para uso na área de Bolonha. Já em 2008, os primeiros Gallardos foram substituídos pelo Gallardo LP 560-4, uma versão atualizada com desempenho superior e tecnologia avançada. Apresentando um motor V10 de 5,2 litros produzindo 560 cv de potência, tração integral permanente para máxima estabilidade dinâmica, aceleração de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e velocidade máxima de 325 km/h.

Em 2014, a Automobili Lamborghini entregou um Huracán LP 610-4 à “Polizia di Stato”, seguido por um segundo modelo em 2017. O superdesportivo apresenta um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado produzindo 610 cv de potência, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atingir uma velocidade máxima de 325 km/h.

O mais recente veículo a se juntar à frota da força de segurança italiana foi o Urus Performante, o SUV da Lamborghini equipado com um motor V8 biturbo que produz uma potência máxima de 666 cv e 850 Nm de binário entre 2.300 e 4.500 rpm, e que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos e uma velocidade máxima de 306 km/h.

“A sinergia de 20 anos com a Automobili Lamborghini reforça o comprometimento da a “Polizia di Stato” em cumprir uma tarefa delicada como o transporte urgente de órgãos, uma atividade realizada em estreita colaboração com o Centro Nacional de Transplante. Isso ajuda a tornar uma das missões da “Polizia di Stato “cada vez mais tangível, ou seja, estar a serviço de todos os cidadãos”, disse o chefe de Polícia – Diretor Geral de Segurança Pública, Vittorio Pisani.