A britânica Dee Harrison, de Ipswich, ficou “um pouco desiludida” ao perceber que as luzes coloridas que fotografou no céu sobre Bramford eram, afinal, provenientes de uma fábrica de tomates e não de uma aurora boreal, como inicialmente pensou.

Harrison partilhou três imagens nas redes sociais do que acreditava ser a aurora boreal, com tons intensos de rosa e vermelho. As fotos despertaram a curiosidade de centenas de pessoas, que elogiaram o brilho “impressionante” do céu.

SIC Notícias

No entanto, a realidade era menos mística: o brilho colorido era causado pela iluminação LED da empresa Suffolk Sweet Tomatoes, usada para estimular o crescimento das plantas.

“Eram cerca das 05h15, e eu estava a conduzir pela Paper Mill Lane quando vi um tom vermelho no céu”, contou Harrison à BBC. “Pensei que podia ser um incêndio, mas ao parar, vi um céu rosa profundo – parecia ainda mais brilhante através da câmara do meu telemóvel. Pensei mesmo que fosse uma aurora, mas não era, infelizmente, por isso fiquei um pouco desiludida".

Harrison disse que conduz por essa estrada há mais de dois anos e nunca tinha reparado neste fenómeno causado pela fábrica.

A "gafe da aurora" ocorre apenas algumas semanas depois de a verdadeira aurora boreal ter sido visível no Reino Unido, graças a uma forte tempestade geomagnética, que alcançou latitudes tão a sul quanto Portugal.

Adam Cotterell, residente em Somersham, a cerca de três quilómetros da fábrica, foi um dos utilizadores das redes sociais que apontou a verdadeira origem das luzes.

“Com as condições meteorológicas certas, o céu brilha com tons de rosa e vermelho desde que a fábrica foi construída,” explicou. “Este efeito é mais visível nas noites frias e nebulosas do inverno, devido à humidade no ar.”

Apesar de entender a confusão, Cotterell sublinha que, embora a visão seja curiosa, “não substitui a verdadeira aurora, como a que vimos em maio – essa noite foi verdadeiramente incrível.”