O Presidente da República considerou esta terça-feira que tem havido "passos importantes" para a inclusão, embora continue "muito por fazer", e elogiou "o esforço e o contributo dos portugueses com deficiência" para uma sociedade mais rica e plural.

Esta mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa foi publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Segundo o chefe de Estado, "ainda que subsista muito por fazer", tem havido "passos importantes na construção de um Portugal mais inclusivo, onde todos têm lugar", que não especificou.

"Assinalando esta data, sublinho ainda o esforço e o contributo dos portugueses com deficiência na construção de uma sociedade mais rica e plural", acrescentou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República considerou que este dia internacional instituído pelas Nações Unidas constitui um desafio "a derrubar barreiras, na construção de um futuro sustentável que atende ao potencial de todos os cidadãos".

"Barreiras das acessibilidades, físicas ou tecnológicas, barreiras na igualdade de oportunidades, na formação e no emprego, as barreiras ao pleno exercício da cidadania e à participação política dos cidadãos com deficiência ou algum tipo de incapacidade, as barreiras ao desenvolvimento cultural e desportivo", referiu.