A passagem de uma massa de ar tropical, "com conteúdo muito elevado em vapor de água", vai trazer chuva “forte e persistente”, a partir da próxima quarta-feira.
De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a partir do dia 24, quarta-feira, irão ocorrer “períodos de chuva persistente”, nas regiões Norte e Centro.
Nos dois dias seguinte, está prevista “chuva forte”, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas.
Em causa está "o transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte".
A previsão de chuva no Norte e Centro leva os climatologistas a alertarem para o perigo de desabamentos e arrastamento de terras nas áreas atingidas pelos incêndios da última semana.
A sul, a chuva deverá ser fraca: “Embora pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, podendo ser temporariamente moderada durante a manhã de dia 26”.
O vento também deverá aumentar de intensidade entre a tarde de quinta-feira e a manhã de sexta-feira, “soprando forte de sudoeste, com rajadas até 70 km/h no litoral Norte e Centro, e até 90 km/h nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro”.
Perante a situação climatológica, o IPMA anunciou este domingo que, nos próximos dias, deverão ser emitir avisos.