A Mini chegou a apresentar em 2022 uma versão descapotável do Cooper 100% elétrico que pretendia fazer chegar a produção. Contudo esta variante parece ter sido colocada agora de parte.

Segundo avança o “BMW Blog”, os planos para a produção do Mini Cooper SE Convertible na fábrica de Oxford, no Reino Unido, em 2027, foram suspensos.

A razão para esta decisão, segundo a mesma fonte, reside numa combinação de fatores, incluindo a queda da procura por modelos elétricos a nível global, bem como a pressão crescente para maximizar os lucros em modelos elétricos de nível de entrada como o Cooper.

Para além disso, a ascensão de fabricantes chineses de modelos 100% elétricos, como a BYD, impactou significativamente o mercado, forçando os construtores premium estabelecidos a terem de se adaptar de forma rápida e eficiente.

Apesar de ter cancelado o projeto para a produção do Mini Cooper SE Convertible, a marca britânica vai continuar a oferecer uma versão para “andar de cabelos ao vento” com motor de combustão que vai ganhar uma versão atualizada já em 2025.