Os acordos foram assinados pelos chefes da diplomacia dos dois países, a moçambicana Verónica Macamo e o timorense Bendito dos Santos Freitas, momentos após uma reunião entre os Presidentes moçambicano, Filipe Nyusi, e de Timor-Leste, José Ramos-Horta.

Os acordos preveem que os dois países cooperem de diversas formas nas áreas de consulta política, ensino superior e hidrocarbonetos e minas.

"Os acordos assinados aqui são resultados de discussões e consultas políticas", frisou o Presidente moçambicano, momentos após a assinatura.

Filipe Nyusi recebeu o homólogo de Timor-Leste, José Ramos-Horta, para aprofundar as relações de amizade e cooperação.

Ainda hoje, o chefe de estado timorense reúne-se também com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias.

José Ramos-Horta visita pela primeira vez Moçambique desde que tomou posse em 2022.

Durante a estadia em Moçambique, Ramos-Horta vai também colocar uma coroa de flores na Praça dos Heróis, receber a chave da cidade, apresentar uma palestra na Universidade Eduardo Mondlane sobre "Timor-Leste, a região e o mundo" e visitar o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Depois de Moçambique, o chefe de Estado de Timor-Leste segue para Angola, numa visita que realiza entre asegunda-feira e quarta-feira, também para reforçar as relações bilaterais e da cooperação no âmbito da CPLP.

EAC // JMC

Lusa/Fim