O vice-presidente do Tribunal Constitucional entre 2021 e 2023 morreu este sábado de doença prolongada, segundo confirmou o Supremo Tribunal Admnistrativo num comunicado oficial, no qual exprime “profundo pesar” pelo desaparecimento do juiz conselheiro de 59 anos.

A Presidência da República também já se pronunciou,notando que Pedro Machete “deixa um traço de respeito e de muito elevada consideração e estima nos seus pares professores e magistrados e milhares de alunos ou colegas de percurso”.

“O Presidente da República recorda esse percurso, que testemunhou desde a infância e como seu professor, mais tarde, com admiração, carinho e saudade e apresenta os seus muito amigos sentimentos à sua família, sobretudo pais, mulher, filhos e irmãos”, lê-se no comunicado.

Nascido em Lisboa em 1965, o jurista doutorou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, tendo sido também ali docente desde 1989. Em 2012 foi nomeado Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, sendo em 2021 eleito como vice-presidente desse órgão, função que desempenhou até 2023.