A Administração Nacional de Segurança no Trânsito Rodoviário dos EUA (NHTSA) informou que iniciou uma investigação sobre 129.222 veículos da Ford, devido a problemas com a tecnologia de condução autónoma.

A NHTSA anunciou esta segunda-feira, que a investigação surge na sequência de colisões fatais envolvendo modelos Ford Mustang Mach-E equipados com sistema BlueCruise.

O sistema funciona com o cruise control adaptativo, stop & go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem com correção de trajetória, ao mesmo tempo, que monitoriza as marcações da estrada, as placas de velocidade máxima permitida e as condições do trânsito, e é usado em 97% das vias rápidas dos EUA e Canadá sem cruzamentos ou semáforos.

Na Europa, o sistema BlueCruise está disponível em 15 países e é utilizado pelo Mustang Mach-E, único modelo da marca norte-americana com o sistema de condução autónoma e nível 2, que obriga o condutor a manter-se atento e pronto a poder assumir imediatamente o controlo sobre o automóvel quando necessário.

A versão mais recente deste sistema de BlueCruise na Europa pode ser utilizada em aproximadamente 133 000 de autoestradas europeias, conhecidas como Blue Zones.