O regulamento de Fórmula 1 para este ano conta com várias novidades que vão desde a eliminação do ponto extra para a volta mais rápida às novas regras para o uso do DRS. Saiba quais são as sete principais mudanças previstas para este ano.

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 está à porta e chega com várias mudanças importantes no regulamento para este ano. Ao todo serão sete as principais alterações que podem fazer a diferença na disputa pelo Campeonato Mundial de Pilotos e de Construtores.
O fim do ponto extra para a volta mais rápida:
- Introduzida em 2019, esta medida permitia que qualquer piloto que terminasse no Top 10 ganhasse um ponto extra caso conseguisse fazer a volta mais rápida. Com o fim deste beneficio, acabam também as estratégias das equipas e pilotos para tentar alcançar um ponto extra através de pit stops tardios durante as corridas.
Sistema de arrefecimento para pilotos em altas temperaturas:
- Os Grandes Prémios de Singapura ou Qatar são conhecidos pelas altas temperaturas que os pilotos a correr em condições extremas. Para evitar um maior desgaste físico dos pilotos, a FIA adotou um novo sistema de arrefecimento que será obrigatório quando a previsão do tempo prever temperaturas superiores a 31.º graus. No entanto, esta nova regra vai contribuir para o aumento do peso limite dos carros.
Novos critérios para as classificações:
- Quando não for possível realizar uma prova de qualificação, por exemplo, devido às condições meteorológicas, o grid será definido com base na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos. O mesmo é aplicado nas sessões de qualificação para corridas Sprint. No entanto, se este cenário acontecer no primeiro Grande Prémio do ano, quando ainda todos pilotos e equipas estão em pé de igualdade, serão os comissários a decidir.
Limites para as sessões de testes com monolugares antigos:
- Os pilotos de cada equipa só podem participar em apenas quatro dias de testes com monolugares antigos, com um limite máximo de 1.000 quilómetros percorridos. As equipas podem utilizar até um total de 20 dias para as sessões de testes.
Novatos vão ter mais oportunidades:
- Passa para o dobro o número de sessões obrigatórias para pilotos novatos durante os Treinos Livres. Até agora eram apenas duas as oportunidades, mas a partir deste ano, os novatos e possíveis pilotos de Fórmula 1 no futuro vão ter quatro sessões para testar os monolugares de cada equipa.
Novas regras para o uso de DRS:
- O objetivo é evitar a utilização do polémico "mini-DRS" que ajudava a reduzir o arrasto aerodinâmico em zonas da pista onde o normal DRS não é permitido. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) só vai passar a permitir duas posições: aberto ou fechado. Os limites destinados às asas traseiras e dianteiras dos monolugares também vão sofrer alterações.
Sessão de teste para pneus de 2026:
- Esta medida destina-se à sessão de testes de final de temporada no circuito Yas Marina em Abu Dhabi. Uma vez que o regulamento de 2026 vai sofrer grandes alterações, quanto à conceção e aspetos técnicos dos carros, os pneus da Pirelli serão testados no chamado "carro-mula", que vai simular as características dos futuros monolugares.