![Num país onde a geração +60 está em crescimento acentuado, é urgente superar estereótipos e inovar](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A população portuguesa caracteriza-se por um forte envelhecimento demográfico, tendência que continua a intensificar-se. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que, em 2012, por cada 100 jovens residiam em Portugal 131,4 idosos, número que aumentou para 184,4 em 2022 e 188,1 em 2023. Com a baixa natalidade e o aumento da esperança média de vida, prevê-se que a geração +60 se torne a faixa etária dominante no país, refletindo a dinâmica demográfica europeia.
É sobre estes “consumidores maduros”, que controlam uma parte substancial dos gastos globais de consumo, que a Consultora Idade Maior se debruça com o objetivo de desafiar preconceitos, colocando no centro do debate a necessidade de se repensar a forma como as marcas comunicam com a geração +60.
Segundo um estudo da Consultora Idade Maior, os seniores afirmam que os anúncios a si dirigidos se limitam apenas a produtos como fraldas, aparelhos auditivos e cadeiras de rodas, enfatizando soluções para dificuldades funcionais, ao invés de valorizar e explorar o seu potencial.
Após o sucesso da conferência do ano passado, onde se debateu o tema “O que há de diferente no modo de decidir dos mais velhos?”, – que contou com a presença de convidados como Bradley Schurman, fundador e CEO da Human Change e Maria João Valente Rosa, professora e investigadora na FCSH-UNL – Mónica Chaves, fundadora e CEO da Brandkey e da Consultora Idade Maior, pretende agora debater e colocar na agenda das marcas e da sociedade “o futuro da longevidade”.
A 2.ª Conferência Idade Maior irá decorrer no dia 25 de fevereiro, pelas 9h30, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Os bilhetes podem ser adquiridos no site oficial.
![2.ª Conferência Idade Maior: Num país onde a geração +60 está em crescimento acentuado, é urgente superar estereótipos e inovar 2.ª Conferência Idade Maior: Num país onde a geração +60 está em crescimento acentuado, é urgente superar estereótipos e inovar](/assets/img/blank.png)
Conheça os oradores desta edição
Avivah Wittenberg-Cox, CEO, escritora, consultora e agente de mudança;
Carolina Pita Negrão, diretora da Fundação MEO Portugal;
Helena Marujo, professora associada na Escola de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP;
Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal;
Mafalda Honório, diretora de marketing de longevidade da Fidelidade;
Marta Castro, diretora de marca e marketing da Wells;
Paulo Portas, ex-vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros;
Isabel Bernardo, fundadora da Smart Things Consulting e partner na Consultora idade MAIOR
Mónica Chaves, fundadora e CEO da Brandkey e Consultora idade MAIOR
O programa
08h45 | Acreditação
09h30 | Mónica Chaves: Boas-vindas
09h40 | Avivah Wittenberg-Cox: O imperativo da Longevidade
10h25 | Helena Marujo: Como viver vidas mais longas e felizes: conhecimentos práticos da ciência da psicologia positiva
10H45 | Jorge Portugal: Inovação, sustentabilidade e equidade intergeracional
11h05 | Coffee break
11H35 | Paulo Portas: Envelhecimento na sociedade portuguesa – consequências, dilemas, compromissos e oportunidades
12h05 | Mafalda Honório, Marta Castro, Carolina Pita Negrão: Caminhos e visões de transformação
12H45 | Isabel Bernardo: Principais insights Fórum idade MAIOR
13h05 | Encerramento
Para mais informações consulte o site oficial da idade MAIOR.