A Polícia Judiciária (PJ), em cooperação internacional com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha, deteve um cidadão estrangeiro, na zona norte do país, por alegado envolvimento em criminalidade altamente organizada, foi anunciado esta quarta-feira.
A operação policial, realizada através da Unidade de Informação Criminal, desencadeou-se após um "demorado e meticuloso trabalho de investigação" de cooperação com a força policial espanhola, lê-se num comunicado da PJ.
O cidadão Colombiano, de 62 anos, é suspeito de liderar no seu país de origem, desde 2023, uma rede criminosa que se dedicava ao contrabando e à prática de crimes contra a administração pública, subornando funcionários públicos de diferentes entidades.
Segundo o comunicado, o suspeito foi detido inicialmente em Espanha, tendo escapado para Portugal quando se encontrava a aguardar, em liberdade, os termos do processo de extradição.
O cidadão, sob o qual pendia um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades colombianas, irá ser presente ao Tribunal da Relação do Porto, para aplicação de medida de coação, adianta a Polícia Judiciária.