Esta nova missão da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) vai contar com este navio português na missão principal de vigilância da fronteira marítima no âmbito das funções de Guarda Costeira, em Almeira, Espanha.

Sob a coordenação da Frontex e no âmbito da gestão das fronteiras externas da União Europeia, a lancha 'Bojador' será projetada entre 19 de fevereiro e 16 de abril e entre 11 de junho e 06 de agosto, numa missão com a finalidade prevenir, detetar e reprimir ilícitos, nomeadamente tráfico de droga, de seres humanos e de armas, pesca ilegal e falsificação de documentos, bem como identificar e registar pessoas e facilitadores e recolher informações sobre redes criminosas.

A operação integra também atividades de busca e salvamento e combate à poluição marítima, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar.

No decorrer desta operação vão ser destacados 14 militares da GNR para cada missão, dos quais 13 integrarão a tripulação da lancha 'Bojador' na zona de Almería, em Espanha, e um como National Official em Madrid, Espanha.

Segundo a corporação, cerca de 1.150 militares da GNR participaram, entre 2007 e 2023, em diversas operações conjuntas da Frontex "com o objetivo de prevenir, detetar e reprimir casos de migração irregular, tráfico de seres humanos e outros crimes fronteiriços, contribuindo, assim, para a salvaguarda de vidas humanas".

ARA // CMP

Lusa/Fim