David Baker conseguiu o feito quase impossível de construir exemplares inteiramente novos de proteínas. Demis Hassabis e John Jumper desenvolveram um modelo de Inteligência Artificial para resolver um problema que existia há 50 anos: prever estruturas complexas de proteínas. "Essas descobertas têm um enorme potencial", segundo o comité.

"É uma das descoberta reconhecidas este ano que diz respeito à construção de proteínas espetaculares. A outra é realizar o sonho de há 50 anos: prever estruturas proteícas a partir das suas sequências de aminoácidos. Ambas as descobertas permitem uma vasta possibilidade", afirma Heiner Linke, presidente do Comité do Nobel de Química, no comunicado de imprensa.

David Baker, nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, em 1962.É Professor na Universidade de Washington, nos Estados Unidos. Demis Hassabis nasceu em Londres, em 1976. É CEO do Google DeepMind. John M. Jumper, nasceu em Little Rock, em 1985. Atualmente é cientista investigador no Google DeepMind.

Outras curiosidades sobre o Nobel da Química

O Prémio Nobel da Química 2023 foi atribuído a Moungi G. Bawendi, Louis E. Brus e Alexei I. Ekimov pela descoberta e síntese de pontos quânticos.

Arthur Ashkin foi o químico mais velho que recebeu o Nobel da Química, em 2019, com 97 anos. O cientista Frédéric Joliot foi o mais novo cientista que recebeu o Nobel da Química com 35 anos.

Bioquímico britânico Frederic Sanger foi galardoado com dois prémios Nobel da Química: um em 1958 e o outro em 1980 juntamente com o bioquímico norte-americano Paul Berg e com o biólogo molecular norte-americano Walter Gilbert.

Semana dedicada aos Prémios Nobel

A Assembleia do Nobel é composta por 50 professores do Instituto Karolinska. Desde 1901, este prémio é atribuído aos cientistas que fizeram as descobertas mais importantes para benefício da humanidade.

Na quinta-feira, dia 10 de outubro, será atribuído o Nobel da Literatura, na sexta-feira será conhecido o nome do novo Nobel da Paz e no dia 14 de outubro será anunciado o Nobel da Economia.

Os Prémios Nobel foram criados pelo inventor sueco Alfred Nobel que morreu em 1896.