Na mensagem dirigida ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, Filipe Nyusi destacou que Manmohan Singh, enquanto antigo chefe do Governo indiano, desempenhou um "papel significativo" na transformação económica daquele país asiático, deixando um legado de "desenvolvimento inclusivo".
"Manmohan Singh sempre será recordado como um estadista visionário que trabalhou incansavelmente em prol da prosperidade e estabilidade do povo e da República da Índia", lê-se na mensagem de condolências de Filipe Nyusi.
Manmohan Singh foi escolhido para ocupar o cargo em 2004 por Sonia Gandhi, a viúva do primeiro-ministro assassinado Rajiv Gandhi e somou 10 anos no poder.
Singh foi eleito para um segundo mandato como primeiro-ministro, de 2009 a 2014, que foi ensombrado por escândalos financeiros e acusações de corrupção na organização dos Jogos da Commonwealth de 2010.
Estas acusações culminaram na derrota esmagadora do Partido do Congresso nas eleições nacionais de 2014 pelo Partido Bharatiya Janata, nacionalista hindu, sob a liderança de Narendra Modi, que atualmente lidera o executivo.
O primeiro-ministro Modi recordou o seu antecessor como um dos "líderes mais ilustres" da Índia, que nasceu de origens humildes e deixou "uma forte marca na política económica ao longo dos anos".
PYME(FP/SMA/PL) // ANP
Lusa/Fim