A produção da Stellantis em Itália caiu em 37% no ano passado, de acordo com dados do sindicato FIM-CISL, para 475.090 veículos produzidos, abaixo dos 751.384 registados em 2023.
Os números revelados pela estrutura sindical, representam ainda uma queda de 46% na produção de automóveis ligeiros de passageiros, o valor mais baixo desde 1956, enquanto a produção de veículos comerciais ligeiros recuou 17%.
Recorde-se que a Stellantis, ainda sob a liderança de Carlos Tavares, recorreu ao longo de 2024, várias vezes ao layoff para enfrentar a sobrecapacidade produtiva em Itália, motivada pela queda na procura. Nomeadamente de veículos elétricos, bem como à pressão da concorrência dos fabricantes chineses.
Já depois da demissão de Carlos Tavares, a Stellantis apresentou em dezembro um plano para aumentar a produção, mas o aumento previsto só é esperado a partir de 2026, altura em que o grupo prevê lançar novos modelos produzidos nas suas fábricas em Itália.
Recorde-se que a Stellantis conta com cinco unidades de produção em Itália, entre as quais, uma destinada a produção de veículos comerciais.