
A Lexus apresentou o renovado RZ, que oferece mais tecnologia, com um conjunto de atualizações abrangentes. Lançado em 2023 como o primeiro modelo da marca nipónica construído numa plataforma de arquitetura global dedicada a veículos 100% elétricos, o RZ ofereceu uma nova experiência de condução e de design potenciadas pela tecnologia de eletrificação. Em 2024, a gama foi ampliada com a introdução de um modelo de tração dianteira, respondendo assim à procura do modelo.
Agora a Luxus decidiu aprimorar o RZ, com um conjunto de inovações técnicas que são lideradas pela primeira aplicação do sistema steer-by-wire da Lexus, ou seja, não existe nenhuma ligação mecânica entre o volante e o eixo de direção, e em vez disso, uma ligação elétrica envia os movimentos do volante, tipo manche, para as rodas, o que promete uma nova experiência de condução, com uma direção mais suave, fácil e mais intuitiva.
A nova gama de modelos conta com o conhecido RZ 350e que está equipado com um único motor elétrico no eixo dianteiro com 224 cv e 269 Nm de binário máximo. O motor elétrico é alimentado por uma nova bateria de íons de lítio 77 kWh, comum a todas as versões, que anuncia uma autonomia de até 575 km para o RZ 350e.

Além disso, o RZ vai dispor de duas versões mais focadas no desempenho, a primeira a RZ 500e, dotada de dois motores elétricos que debitam uma potência combinada de 375 cv, que permitem cumprir de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. Esta versão promete uma autonomia de até 500 km.
A versão topo de gama é o RZ 550e F Sport, que produz 402 cv de potência e acelera de 0 a 100m/h em apenas 4,4 segundos. Já a autonomia é de 450 km.
Exclusivo para a versão F Sport é o “Interactive Manual Drive” com “paddle shifters” para simular trocas de caixa de velocidades. Para isso, o condutor beneficia de sons do motor com um limitador de rotação e algumas informações visuais que indicam quando o condutor deve “trocar de relação de velocidade”, de uma falsa caixa automática de 8 relações.

Em matéria de carregamento da bateria, a Lexus anunciou que o desempenho de carregamento também foi aprimorado, beneficiando da adoção de um novo carregador de bordo CA de 22 kW, em vez do anterior 6,6 kW de série, antecipando o fornecimento mais amplo de infraestrutura pública que suporte carregamento mais rápido.

O carregamento a baixas temperaturas também foi melhorado com uma nova função de pré-condicionamento da bateria. Isso otimiza a temperatura da bateria antes do início do carregamento, eliminando atrasos. Como resultado, a Lexus promete que o tempo de carregamento deve ser reduzido em cerca de 30 minutos.
A Lexus anunciou que o renovado RZ vai chegar ao mercado europeu já no próximo outono.
