No último domingo, o líder da Iniciativa Liberal (IL) anunciou que opartido apresentará o apoio a um candidato presidencial próprio "nas próximas semanas", indicando que o anúncio depende apenas "do momento certo". Em entrevista à SIC Notícias, Rui Rocha garante que teve "cuidado" ao escolher o candidato certo e diz-se confiante com a aprovação por parte dos membros do seu partido:"O candidato está preparado para o desafio".
"Nós queremos trazer novidade. Queremos trazer pessoas com visão política, que tenha experiência política, mas que tenham essa frescura e que não estejam contaminados", sublinha Rui Rocha.
Com as sondagens a darem favoritismo ao almirante Gouveia e Melo, que ainda não oficializou a sua candidatura a Belém, Rui Rocha acredita que o seu partido vai conseguir um bom resultado nas eleições presidenciais.
"Todos estes [possíveis] candidatos não têm uma visão liberal do Estado e da Sociedade. Não tendo, não tenho nenhuma predisposição para nenhum tipo de apoio. Neste momento o meu foco é apresentar ao partido como candidato, uma solução em que o partido se possa rever, em que os seus órgãos se possam rever e possamos ter um caminho de defesa nas presidenciais de uma solução liberal", acrescenta.
"Em Lisboa há seguramente coisas a mudar"
Rui Rocha defende que a Iniciativa Liberal (IL) deve apresentar os seus próprios candidatos e respetivas listas.
Sem confirmar um possível apoio a uma recandidatura de Carlos Moedas à autarquia lisboeta, o líder da Iniciativa Liberal (IL) fala na importância de se analisar possibilidades de entendimento. Diz que em Lisboa há muitas coisas que precisam ser alvo de mudanças e que se for para "fazer o bem" deixa um possível apoio em aberto.