![Suspeitos que (em fuga) invadiram escola em Lagos são](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Os quatro suspeitos que, na sexta-feira entraram numa escola de Lagos em fuga à PSP, são espanhóis e eram procurados por crimes de tráfico de estupefacientes, contrabando, posse de armas e outros. São ainda considerados “perigosos” pelas autoridades.
Em comunicado, a PSP informa que deu cumprimento a mandados de detenção europeus, que “pendiam sobre os mesmos”.
Após “intensos contactos” com as autoridades espanholas, a polícia apurou que os quatro detidos, que são considerados “perigosos”, eram procurados pela justiça da vizinha Espanha “pela prática de crimes de tráfico de estupefacientes, contrabando, posse de armas e outros”.
Os suspeitos vão permanecer nas “instalações policiais” até à apresentação no Tribunal da Relação para decisão relativamente à “entrega às autoridades espanholas”, que deverá acontecer esta segunda-feira, acrescenta.
“Sublinha-se que resultou da troca de informação entre as polícias de ambos os países, que os suspeitos devem ser considerados perigosos”, diz ainda a nota.
O que aconteceu?
Os detidos pertenciam a um grupo suspeito de furtos no interior de residências e foram abordados pela PSP quando seguiam num automóvel, tendo iniciado a fuga, primeiro de carro e depois a pé, contou a corporação policial.
"Nesse sentido, a PSP moveu perseguição apeada aos quatro suspeitos, tendo sido efetuados disparos de advertência para o ar pelos polícias intervenientes, sendo que os suspeitos, no sentido de se eximirem à abordagem policial, terão saltado o muro e o gradeamento de uma escola", precisou a força de segurança.
Foi no "seguimento desta fuga" que o ferido "terá sido atingido por um disparo de arma de fogo num pé", explicou a PSP, salientando que o estabelecimento de ensino "foi usado inopinadamente pelos suspeitos" sem causar feridos entre alunos e outros utentes.
A força de segurança sublinhou que o suspeito ferido recebeu assistência médica de emergência no local e foi depois conduzido a uma unidade hospitalar, onde vai receber tratamento.