
A Tesla está a viver um ano conturbado com as vendas em queda a nível global, incluindo dados na imagem provocados pela proximidade do CEO Elon Musk à administração norte-americana, liderada pelo presidente Donal Trump.
Além disso, na China, o maior mercado automóvel a nível global, as vendas da Tesla estão em declínio devido à forte concorrência de veículos elétricos chineses, a que se junta uma gama envelhecida.
Fãs e investidores da Tesla esperavam algum alívio, com a chegada das variantes mais baratas do Modelo Y, bem como do previsto lançamento do veículo elétrico mais acessível da Tesla. Fontes internas sugerem que este modelo será uma versão mais pequena e reduzida do atual Model Y, com o nome de código E41, cuja produção será pelo menos 20% mais barata.
Apesar da Tesla ter revelado que o novo modelo de baixo custo seria apresentado no primeiro semestre de 2025, a “Reuters” adianta agora que o lançamento do modelo deve ser adiado por vários meses, embora os motivos ainda não estejam claros.
A mesma fonte avança ainda que numa primeira fase o modelo será destinado ao mercado dos EUA, com uma meta de produção de 250.000 unidades a serem fabricados nos Estados Unidos usando para isso as linhas de produção existentes do Modelo Y.
Além disso, tudo aponta para que existam planos em andamento para lançar no mercado também um Model 3 mais barato. Embora os detalhes ainda não estejam claros, essa versão mais básica provavelmente será baseada no modelo com tração traseira.
Resta esperar para saber se a marca liderada por Elon Musk vai mesmo avançar nos próximos tempos, e quando, com dois novos modelos elétricos de baixo custo.