A Toyota apresentou esta quinta-feira o seu segundo modelo elétrico, o o novíssimo Urban Cruiser, desenvolvido a partir do Urban SUV Concept, e que promete dar à Toyota uma forte presença num segmento de mercado em rápido crescimento e altamente competitivo na Europa.

O design impactante do Urban Cruiser é uma qualidade que o diferencia dos seus concorrentes. Desenvolvido com base no tema “Urban Tech”, o seu estilo sofisticado e robusto confere-lhe uma aparência arrojada de todos os ângulos.

A extremidade dianteira em “tubarão cabeça de martelo” – a mais recente linguagem de design da Toyota – é um elemento-chave. Os para-choques dianteiro e traseiro são poderosos e a assinatura luminosa estende-se à largura da porta da bagageira, destacando o porte atlético dos guarda-lamas.

O novo Urban Cruiser elétrico apresenta dimensões ligeiramente superiores às do SUV compacto full-hybrid da Toyota, o Yaris Cross, com 4,28 metros de comprimento, 1,80m de largura, 1,60 m de altura e uma distância entre eixos de 2,70 metros

A manobrabilidade é um dos destaques do modelo que apresenta um raio de viragem de apenas 5,2 m. O novo Toyota Urban Cruiser está equipado com jantes em liga leve de 18’’ ou 19’’, consoante a versão, equipadas com coberturas de roda de estilo futurista que permitem melhorar a aerodinâmica do novo SUV elétrico da marca nipónica.

Além disso, a Toyota anunciou que o Urban Cruiser conta com uma vasta paleta de cores exteriores incluindo uma versão com tejadilho em preto night sky.

No habitáculo destaque para um interior espaçoso e versátil., beneficiando da distância entre eixos generosa e de um sistema de bancos traseiros deslizantes, que permite que a distância entre os passageiros da frente e de trás possa ser facilmente ajustada para criar um espaço equivalente ao de um SUV do segmento D. Os bancos são rebatíveis numa configuração 40:20:40 e podem também ser reclinados. Esta flexibilidade permite que o interior seja facilmente adaptado para maior conforto dos passageiros ou maior espaço de carga, consoante as necessidades.

A versatilidade do interior é acompanhada por um design robusto, e uma imagem minimalista e arejada, com um painel de instrumentos de 10,25’’ e o ecrã para o sistema multimédia de 10,1 polegadas.

Os bancos e os acabamentos combinam o preto e o cinzento-escuro. A iluminação ambiente oferece 12 cores diferentes para definir um ambiente de habitáculo adequado à viagem ou à altura do dia.

O Urban Cruiser será oferecido com duas opções de capacidade de bateria e a opção de tração dianteira ou integral. Ambos utilizam a tecnologia de fosfato de ferro-lítio, com a vantagem da durabilidade, segurança e custo reduzido. A aceleração é rápida e linear, tanto no arranque como em velocidades de ultrapassagem.

Uma bateria de 49 kWh de capacidade estará disponível na variante com motor elétrico montado na frente, tração dianteira (FWD), proporcionando uma potência de 144 cv. Adicionalmente, para o modelo FWD, haverá uma bateria de 61 kWh de capacidade que alimenta um motor que produz 174 cv de potência e 189 Nm de binário máximo.

Em determinados mercados europeus, o Urban Cruiser será também proposto com tração integral, adicionando um motor elétrico ao eixo traseiro para aumentar a potência para 184 cv e 300 Nm de binário. Os dois motores elétricos são alimentados por uma bateria de 61 kWh.

Todas as versões do Urban Cruiser estão equipadas com uma bomba de calor economizadora de energia para o sistema de ar condicionado e um pré-aquecimento manual da bateria para otimizar o desempenho em condições mais frias.

A Toyota não revelou para já a autonomia do novo Urban Cruiser que será apresentado ao público no Salão Automóvel de Bruxelas de 2025, que terá lugar de 15 a 19 de janeiro.