
O Presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou hoje que vai comparecer no funeral do Papa Francisco, cuja data ainda não foi definida.
"Vou com a Melania ao funeral do Papa Francisco, em Roma. Mal podemos esperar!" escreveu, na sua rede social, Truth Social, o chefe de Estado norte-americano, cuja política anti-migração foi frequentemente criticada pelo falecido chefe da Igreja Católica.
Trump já tinha expressado hoje as suas condolências pela morte do Papa Francisco.
"Descansa em paz, Papa Francisco. Que Deus te abençoe e a todos os que te amavam", escreveu Trump numa breve mensagem na rede Truth Social, pouco depois de a Casa Branca ter divulgado uma mensagem semelhante.
A mensagem da Casa Branca foi acompanhada por fotografias do falecido Papa reunido com o Presidente norte-americano, Donald Trump, e com o vice-presidente, JD Vance, com quem se encontrou no domingo.
O Presidente norte-americano mandou também colocar a bandeira dos Estados Unidos a meia haste em todos os edifícios públicos do país em homenagem ao Papa Francisco.
"Ele amava o mundo. É uma honra fazer isto", disse Trump sobre a decisão durante um curto discurso proferido durante a caça aos ovos organizada todos os anos pela Casa Branca (presidência) para assinalar a festa cristã da Páscoa.
Francisco foi o primeiro papa a dirigir-se ao Congresso norte-americano, em 2015, quando apelou aos legisladores para que criassem uma "cultura de cuidado" no acolhimento de imigrantes, na proteção do ambiente e na partilha da riqueza com os menos afortunados.
Mais tarde, falou a partir de uma varanda do Capitólio saudando milhares de pessoas com um "buenos dias", segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP).
O Papa Francisco morreu hoje aos 88 anos, de AVC, após 12 anos de pontificado.
Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.
A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer. O papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.
Portugal decretou três dias de luto nacional.