O ministro das Indústrias Estratégicas ucraniano, German Smetanin, afirmou que a produção de armas atingiu 1.000 milhões de dólares em 2022 e em 2023 e triplicou para 3.000 milhões de dólares em 2023.

A produção de mísseis também registou um forte crescimento em 2024, afirmou o ministro numa conferência sobre a produção militar ucraniana, segundo a RBC-Ucrânia.

"Em 2023, produzimos apenas um míssil de cruzeiro Neptune. No ano passado, novos produtos aumentaram a produção em oito vezes", observou.

A Ucrânia introduziu novos mísseis de cruzeiro e drones de lançamento de mísseis em 2024, incluindo Palianitsia, Peklo, Ruta e Bars.

Em outubro passado, o Presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky anunciou também o desenvolvimento de um novo míssil balístico.

Smetanin acrescentou que os mísseis Long Neptune e os mísseis balísticos ucranianos são utilizados mensalmente.

Além dos mísseis, a Ucrânia aumentou a produção de equipamento crítico para o campo de batalha. A produção de munições de artilharia e de morteiros aumentou 2,4 vezes.

MC // PSC

Lusa/Fim