A União Europeia vai começar a enviar mais ajuda para o Líbano, e vai também agilizar a sua entrega, através da criação de uma ponte aérea. Segundo um comunicado, a ponte aérea é composta por três voos com partida do Dubai e de Brindisi (Itália), prevendo-se que o primeiro chegue a Beirute na sexta-feira.

Os voos, custeados pela Comissão Europeia, transportarão equipamentos da reserva da UE, incluindo artigos de higiene, cobertores e equipamento de abrigo de emergência, entre outros artigos.

Esta ajuda soma-se à já enviada, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da UE, pela Bélgica, Eslováquia, Espanha, França e Polónia e à da Grécia, que irá chegar nos próximos dias ao Líbano.

O Catar também lançou uma “ponte aérea” para transportar material médico e ajuda alimentar para o Líbano, disse um ministro do Qatar em Beirute na terça-feira.

“Hoje lançámos a ponte aérea com aviões consecutivos que transportam alimentos, materiais de abrigo e material médico”, disse o Ministro de Estado para a Cooperação Internacional do Qatar, Lolwah Al-Khater, a partir de um hospital público em Beirute, citado pelo site “Gulf News”.