O primeiro-ministro afirmou hoje esperar que a energia elétrica possa ser restabelecida "nas próximas horas", referindo que o apagão que afeta o território continental não teve origem em Portugal, sem indicar possíveis causas.
Lisboa, 28 abr 2025 (Lusa) -- O grupo Águas de Portugal (AdP) apelou hoje ao consumo de água apenas para usos essenciais, de forma "muito moderada", e disse que para já há apenas "falhas pontuais".
Bruxelas, 28 abr 2025 (Lusa) - A presidente da Comissão Europeia disse hoje que o executivo comunitário vai "coordenar esforços" para ajudar na reposição rápida do fornecimento de eletricidade, numa conversa com o primeiro-ministro espanhol sobre o "apagão" na Península Ibérica.
Enlatados, papel higiénico, pão, leite, fruta e muita água acumulam-se nos carrinhos de compras que fazem enormes filas no Continente do Gaiashopping três hora depois do apagão que afeta a Península Ibérica.
Kiev, 28 abr 2025 (Lusa) - A Ucrânia pediu hoje à Rússia que aceite de imediato um cessar-fogo abrangente durante pelo menos 30 dias, na sequência do anúncio de Vladimir Putin sobre uma trégua de três dias em maio.
Decorreu no passado fim de semana, de 25 a 27 de Abril, em Torres Novas, o Estágio Nacional de Katas, onde o Clube Naval do Funchal esteve representado pelos atletas José Abreu, Marco Borges, Henrique Serpa, Dinis Barata e pelo treinador Ricardo Bastos.
Lisboa, 28 abr 2025 (Lusa) - O encerramento do aeroporto de Lisboa, no seguimento de um apagão que afetou Portugal e outros países europeus, deixou hoje milhares de pessoas no exterior, não podendo entrar ninguém.
O cabeça-de-lista pela Madeira da AD, Pedro Coelho, assumiu esta terça-feira, que a coligação PSD/CDS vai dar uma atenção muito especial aos idosos no seu Programa de Governo e deixou claro que, a par da progressiva valorização das pensões e do aumento do Complemento Solidário para o Idoso,
Lisboa, 28 abr 2025 (Lusa) -- A Unidade Local de Saúde Santa Maria, em Lisboa, ativou o plano de contingência às 14:00 de hoje, tendo sido suspensa toda a atividade programada, na sequência da falha de energia que atinge o país, anunciou hoje a instituição.
O primeiro-ministro apelou à "calma e ao espírito de solidariedade" da população, e confirmou que o executivo se está a concentrar em responder a "situações mais urgentes e emergentes", dando como exemplo as áreas da saúde, transportes, e infraestruturas mais críticas. "Estamos a nos concentrar naqu
A vice-presidente executiva da Comissão Europeia Teresa Ribera disse hoje não existirem para já provas de ciberataque no corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica, falando porém numa "das maiores falhas no sistema" na União Europeia (UE).
Eram cerca das 11h30 desta segunda-feira quando um apagão geral deixou Portugal (e outros países europeus) às escuras. A situação está a afetar o normal funcionamento de serviços essenciais como hospitais, aeroportos, transportes e telecomunicações. A origem? Ainda é desconhecida e pouco se sabe tam
A EDP assegura que está a acompanhar os constrangimentos no abastecimento elétrico devido ao apagão, estando a colaborar com as entidades oficiais, e alerta os clientes que a reposição de energia deverá demorar várias horas.
A REN - Redes Energéticas Nacionais disse hoje que é ainda impossível prever quando é que o fornecimento de eletricidade estará normalizado e alertou para a complexidade da operação de restabelecimento do serviço, que será feito gradualmente.
As partidas no Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo também estão condicionadas devido ao apagão que ocorreu pelas 11h30 e que está a afectar Portugal de Norte a Sul.
Os tribunais mantêm-se abertos para atos urgentes, mas há diligências que foram canceladas devido à falha de energia que está a afetar Portugal, disse hoje fonte do Ministério da Justiça, enquanto fonte sindical garantiu que "estão parados".
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, na sua página oficial, estar a acompanhar a situação "em contacto permanente" com o Governo, referindo-se ao apagão que se faz sentir esta segunda-feira em todo o país, com exceção de Madeira e Açores.
O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) mandou encerrar as conservatórias, enquanto nas prisões a unidade de elite está de prevenção, devido à falha de energia que está afetar Portugal, disse à Lusa o Ministério da Justiça.
O primeiro-ministro informou esta tarde que o apagão “não teve lugar” em Portugal, mas que a origem do mesmo ainda não é clara, estando o Governo a trabalhar em conjunto com as autoridades espanholas para identificar a causa. Luís Montenegro garante, no entanto, que “não há razão para alarme” e espe